A cúpula da Segurança do Estado se reuniu nesta terça-feira (23) para apresentar o plano de segurança do Parque de Exposições Wildy Viana durante os nove dias de ExpoAcre, que terá início no próximo sábado (27) e se encerra no dia 4 de agosto.
Mais de mil agentes de segurança, entre bombeiros, policias civis e militares e outras forças, estarão envolvidos na segurança da população, serão 220 por dia. Diariamente serão mais de 161 policiais militares fazendo o patrulhamento do parque. Nos dias de shows, este número aumenta para 181.
O coronel Paulo César, secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, disse que além dos agentes, o parque será monitorado 24 horas, tanto por câmeras fixas quanto por drones e uma Central de Monitoramento será montada no parque para receber essas imagens.
Os demais órgãos que fazem parte do Sistema de Segurança também estarão presentes na ExpoAcre. O Corpo de Bombeiros terá a presença de 25 homens da corporação, que irão atuar nas vistorias de bares, restaurantes e equipamentos de diversão. Já a Polícia Civil instalará uma delegacia no local para os casos de flagrante e também terá policiais fazendo trabalho preventivo no Parque.
O Instituto Socioeducativo (ISE) levará dois agentes, um assistente social e um psicólogo para tratar possíveis casos de infrações cometidas por adolescentes. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) está no parque há mais tempo, cerca de 60 dias, através do detentos que realizam trabalho de limpeza e manutenção no local.
Para a Cavalgada, que abre a ExpoAcre no sábado (27), serão 210 homens da Polícia Militar fazendo a segurança do evento. Eles terão o apoio de 10 viaturas, 16 motocicletas e também de quadriciclos para as rondas. Somente no dia de abertura, entre Cavalgada e Parque, serão ao todo 371 policiais envolvidos no esquema de segurança.
Segurança na cidade
Apesar do reforço da segurança no Parque durante os dias de ExpoaAcre, o Comandante da Polícia Militar no estado, Coronel Ezequiel Bino, garantiu que o restante da cidade não será desassistida pela Segurança. Todo o efetivo da PM estará nas ruas, tanto fazendo a segurança do Parque quanto nos bairros.