Série da Netflix mostra cerimônia de casamento de povo Ashaninka do Acre

“Um casal viaja pelo mundo para explorar as tradições de casamento em diferentes culturas e põe o próprio relacionamento à prova.”, está a sinopse na nova série da Netflix “Casamentos Extremos” que estreou na sexta-feira (12). O casal Tim Noonan e PJ Madam viaja por diferentes países e mostra como são as cerimônias de casamento nas mais diversas culturas.

Série da Netflix que retrata povo Ashaninka estreia nesta sexta (12)/Foto: Reprodução

Depois de passar por Camarões, Indonésia, Papua-Nova Guiné, Mongólia e China, o casal aporta no Brasil, mais especificamente no Acre. No estado, eles visitaram o povo Ashaninka para mostrar as tradições da comunidade indígena e como é realizada a cerimônia de casamento entre os aldeões. O episódio nomeado de “visão turva” é o sétimo da primeira temporada. De acordo com a liderança da Aldeia Apiwtxa, Wewito Piyãko, a produção do episódio durou cerca de um mês. “Acompanhamos a equipe para a preparação de um homem e uma mulher, nas tradições Ashaninkas, até o casamento. Aprenderam a pescar, caçar, fazer a piyarentsi (caiçuma, bebida fermentada de macaxeira) e realizaram o ritual da ayahuasca”, contou.

O povo Ashaninka, descendente de grupos Arawak da Cordilheira dos Andes, vive há séculos na Amazônia peruana e brasileira. O grupo acreano conseguiu, após anos de luta, a demarcação de sua terra em 1992. A partir de então, a organização social tem gerado uma série de ações de fortalecimento cultural e conservação da natureza em todo o entorno. Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pela aldeia, acesse http://apiwtxa.org.br.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Série da Netflix mostra cerimônia de casamento de povo Ashaninka do Acre