Rio Branco, Acre,

Site do UOL em reportagem: “É verdade que o Brasil roubou o Acre?”

“Conheça as tramas e falcatruas na compra do estado”, diz o Aventuras na História

Coordenadas geográficas de mentira? Troca por um cavalo? A anexação do Acre ao Brasil sempre foi alvo de muitas discussões. O Aventuras na História, do UOL, se propôs a levantar mais uma delas. Em uma reportagem especial, o site fala sobre a curiosa incorporação do estado ao Brasil.

Na região, viviam diferentes grupos étnicos/Reprodução

“Nos primeiros anos da República, entrou em cena um capítulo controverso da demarcação de nossas fronteiras: a anexação do Acre. Na região, viviam diferentes grupos étnicos (nem brasileiros nem bolivianos). Pouco importava, para eles, quais eram os limites de Brasil, Bolívia e Peru. Para o governo brasileiro, a região era território boliviano”, diz um trecho da reportagem.

Entre pessoas ouvidas pelo site, o historiador Gerson Albuquerque, da Universidade Federal do Acre. Ele falou de personalidades como Euclides da Cunha e a famosa “Questão do Acre”. Caso você tenha ficado curioso, pode acompanhar a reportagem clicando AQUI.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários