ContilNet Notícias

Vice-governador e cúpula da Segurança celebram prisão de líder de facção no Acre

Por THIAGO CABRAL, DO CONTILNET

Durante a apresentação da prisão do principal líder de uma facção criminosa, que ocorreu na manhã desta terça-feira (2), a cúpula da segurança esteve presente. Estavam o secretário de Justiça e Segurança Pública, Mário César, o delegado geral de Polícia Civil, Henrique Maciel e o vice-governador do estado, o major Wherles Rocha.

Eles exaltaram o trabalho feito pela Segurança. “Nós já estamos trabalhando há alguns meses para atingir um outro nível. Nós não estamos mais prendendo qualquer pessoa das organizações criminosas, e sim pessoas que tem um poder de decisão. Estamos trabalhando intensivamente, juntamente com outros órgão da Segurança Pública de forma a passar uma mensagem clara para o crime organizado de que o Estado não vai ficar inerte ao que vinha acontecendo há alguns anos. Vamos trabalhar para trazer paz à população”, disse o delegado Henrique Maciel, chefe da Polícia Civil no estado.

Secretário de Justiça e Segurança Pública, Mário César e o delegado geral de Polícia Civil, Henrique Maciel/Foto: ContilNet

Já o secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel Paulo César, comemorou a redução nos números de crimes no estado. “Tivemos uma redução significativa no número de homicídios, 41,67% em relação ao mês de junho no ano passado e dentro do semestre, uma redução de 30,95%. É a maior redução entre os estados amazônicos. Essa operação é fruto de uma colaboração de inteligência dos órgãos”. O secretário comentou ainda sobre a prisão do principal líder de uma facção criminosa do estado, “entre a liberdade do indivíduo e a sua prisão, apenas 5 dias, foi um período célere, o que mostra a capacidade do sistema de segurança do estado. Os atores apreendidos não são atores qualquer, são atores que representam um índice de letalidade, um índice infracional muito potencial. São pessoas que estão no ápice das organizações criminosas”, disse.

Ele pediu ainda apoio da população para “vencer” o crime, sobretudo através do Disk Denúncia, que de acordo com ele é uma ferramenta fundamental nesse trabalho.

Quem também esteve presente foi o vice-governador, major Wherles Rocha. “É um trabalho incansável das forças de segurança que têm feito esse esforço de devolver a paz para a população. Preciso agradecer ao poder judiciário e ao MP que têm sido parceiros importantes, nessa redução que alcançamos, nos números da violência”.

O vice-governador aproveitou também para falar dos investimentos para a Segurança no segundo semestre. “Acreditamos que com o reforço do efetivo, com os policias que iniciaram a formação agora, mais de 500 policiais, nos vamos ter melhores condições de enfrentar a criminalidade. Mais de R$ 45 milhões serão investidos na Segurança Pública, investimento em viaturas, tecnologia, qualificação dos profissionais, então acreditamos que teremos um avanço ainda maior no segundo semestre”.

Rocha contou ainda que o estado deve ganhar um helicóptero do governo federal. “Fizemos um contato com o ministro Moro e com o secretário nacional de segurança pública, e teremos a cessão de um helicóptero para o estado. Nos já temos um que cuida do Alto Acre e agora teremos mais um para a região do Juruá, para combater o crime nas nossas fronteiras. Ele vem a custo zero”, concluiu.

Sair da versão mobile