ContilNet Notícias

75 anos da Difusora Acreana: uma história de informação no meio da Floresta

Por THIAGO CABRAL, DO CONTILNET

Ainda era a década de 40, em pleno segundo ciclo da borracha, quando a Rádio Difusora Acreana foi criada, mais precisamente no dia 25 de agosto de 1944. A rádio ficou conhecida como a “Voz das Selvas”, e na mesma frequência que começou a operar permanece até hoje, na AM.

Os equipamentos tiveram que ser transportados de avião e pesavam quase meia tonelada. A primeira sede da rádio foi no antigo Instituto Getúlio Vargas onde houve a primeira transmissão, no dia 7 de agosto de 1944, em caráter experimental. A Difusora só se mudou para a sede atual em 1 de maio de 1944 e é considerada patrimônio histórico e cultural do Acre.

Difusora é parte da história do Acre/Foto: divulgação

Apesar dos estúdio da rádio estarem no Centro de Rio Branco, é na Sobral que as ondas são espalhadas para o estado. É lá que estão as duas antenas que transmitem toda a programação da Difusora para todo o Acre e também além da fronteira. As antenas na Sobral foram instaladas em 1977, antes ficavam nos altos do Colégio Meta, no Centro da Capital.

Trabalhando há 44 anos na rádio, Raimundo Fernandes diz que ainda hoje a Difusora é a mais escutada do estado, e mesmo numa época em que o rádio, e sobretudo a AM, parecem que estão com os dias contados, a rádio se reinventou e foi parar também na internet, onde, segundo Raimundo, tem conseguido elevados índices de audiência.

Fernandes, que foi diretor da rádio há 20 anos, no governo Orleir Cameli, hoje voltou a assumir a função de diretor-geral da Rádio Difusora Acreana, a mais antiga rádio AM em funcionamento na Amazônia. Ele conta que no momento a principal tarefa é tentar modernizar os equipamentos da Difusora, “a rádio perdeu muito na qualidade de som ao longo dos anos e agora estamos instalando um novo transmissor para entregarmos uma boa qualidade aos ouvintes”.

O diretor contou ainda que além da popularidade da rádio na frequência da AM ela é a mais acessada do Acre na internet. Mas apesar de toda essa história na AM, já houve uma tentativa de levar a rádio para as frequências da FM, que não foi aceita por conta do alcance ser menor que na AM, que segundo o diretor, chega em absolutamente todos os lugares do Acre. “A gente chega onde nem telefone chega, basta ter um rádio e sintonar na 1400 AM que você vai escutar a Difusora”, disse.

E para comemorar o aniversário de 75 anos da rádio, uma extensa programação foi montada. Na sexta-feira (23) a rádio vai realizar uma atividade no Senadinho, já no sábado (24) haverá uma corrida de pedestres além shows e atividades culturais, a programação começa às 7h e termina às 12h, com transmissão ao vivo pela rádio. No domingo (25) haverá um torneio de futebol e de voleibol com a imprensa na AABB, e pra encerrar, na segunda-feira (26), a rádio será homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa.

Sair da versão mobile