Ícone do site ContilNet Notícias

Acre teve maior queda no número de desempregados no país, aponta pesquisa

Por THIAGO CABRAL, DO CONTILNET

Acre fica atrás apenas do Pará no ranking nacional. Foto: Reprodução

O IBGE divulgou nesta quinta-feira (15) dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) que mostra que a taxa de desemprego no país no segundo trimestre de 2019 baixou -0,7%. A média da taxa de desocupação nacional ficou em 12%, já no primeiro trimestre desse ano foi de 12,7%. Na Região Norte o número de desocupados no trimestre foi de 11,8%.

No Acre, a taxa de desemprego do último trimestre foi de 13,6%, maior do que a média nacional. Porém, no primeiro trimeste essa taxa era ainda maior, 18%. Com a redução, o Acre foi o estado que teve a maior queda do percentual do número de desempregados no país, -4,4%.

No ranking geral, o estado está na 17ª colocação, a frente de estados como Amazonas, com 13,9% de desempregados, Rio de Janeiro, com 15,1% e Bahia, com 17,3%.

Já o número de desalentados, ou seja, pessoas que desistiram de procurar emprego, no segundo trimestre de 2019 foi 4,4%, mantendo o recorde da série histórica. Maranhão com 18,4% e Alagoas com 15,2% tiveram os maiores percentuais. Já Santa Catarina, com 0,9% e Rio de Janeiro, com 1,3%, os menores. No Acre são 42 mil pessoas nessa condição.

Sair da versão mobile