Agenda Ambiental A3P é implementada na Secretaria de Zeladoria da Cidade

Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos significativos no meio ambiente. Estes são os eixos temáticos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) que busca promover a responsabilidade socioambiental e a sustentabilidade nas atividades da gestão municipal. A campanha foi lançada nesta sexta-feira, 16, pela prefeita Socorro Neri na Secretaria de Zeladoria da Cidade (SMZC).

“A agenda ambiental é uma agenda inteligente e é uma decisão da gestão de implantar em todas as secretarias. Eu estou feliz com o trabalho que está sendo feito aqui na Zeladoria, são experiências e boas práticas que podem ser levadas para toda a cidade. Nós queremos contribuir com a construção da consciência ambiental nos servidores municipais. Estamos vivendo um momento de seca, queimadas e precisamos muito refletir sobre nossos hábitos e atitudes”, destacou Socorro Neri.

Redução no consumo de papel, energia elétrica e copos descartáveis são algumas das metas estabelecidas pela Secretaria que também implantou um Local de Entrega Voluntária (LEV) para a coleta seletiva de papel, garrafas de vidro e pet, pilhas, baterias e óleo de cozinha usado para a fabricação de produtos de limpeza. De acordo com o secretário da pasta, Kellyton Carvalho, um sistema instalado na cobertura do refeitório também vai garantir a coleta e reutilização da água da chuva para serviços de limpeza e jardinagem.

“Nós vamos fazer o armazenamento dessa água numa caixa de cinco mil litros, então são diversas atividades que a partir de hoje vão ser colocadas em prática dentro da administração pública sobre a importância do uso racional dos nossos recursos naturais e como individualmente cada um pode ajudar e ser responsável com o nosso futuro enquanto espécie”.

A servidora Natalice Cardoso, encarregada de serviços gerais, disse que a iniciativa é muito bem vinda e extremamente importante que o exemplo venha justamente dos servidores Zeladoria da Cidade. “Nós trabalhamos diretamente com resíduos sólidos e não sólidos, então é bastante simbólico que exista essa consciência entre nós. Quando um faz já ajuda muito, mas quando muitos se unem por uma causa tão importante como é a ambiental, é melhor ainda”.

O pensamento de Natalice é compartilhado por Israel Moura que trabalha como roçador. “É uma questão de educação e que todos deveríamos adotar. Muito importante que essa ação ocorra no nosso ambiente de trabalho porque muitos não tem essa noção por falta de orientação, por não ter aprendido o que é correto. Cuidar da nossa casa que é o nosso planeta, nossa fonte de vida, é fundamental para a nossa sobrevivência. E que essas atitudes também possam ser compartilhadas fora daqui com amigos e familiares”.

O decreto que oficializou a Agenda Ambiental A3P em Rio Branco foi assinado pela prefeita Socorro Neri no dia 8 de junho de 2018. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Aberson Carvalho, a ação estimula a adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços e ainda a gestão integrada de resíduos sólidos em todos os órgãos da administração da capital.

“Nós temos um cronograma de metas para toda a gestão municipal dentro da Agenda A3P. A prefeita decidiu que toda a gestão deve se engajar e colocar essa agenda como prioridade. São mudanças de comportamento que você adquiri no trabalho e estende até sua casa”, concluiu.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost