Amazonas busca no Acre garantia de atendimento na saúde pública

O secretário de saúde de Envira, Lucimar Gomes, foi recebido nesta quinta feira (29), pela secretário de saúde do Acre, em exercício, Jorge Fernando de Rezende. O encontro teve como pauta a garantia do atendimento para os pacientes das cidades do Sul do Amazonas na rede pública do Acre.

Reunião ocorreu na tarde desta quinta/Foto: ContilNet

O pacto assinado entre os dois estados, que assegura o atendimento, expirou em abril, mesmo assim, consultas e cirurgias continuaram sendo oferecidas. Lucimar disse que hoje, mesmo com relativa demora, é o Acre que tem ofertado atendimento para as pessoas enviadas pelas prefeituras á Rio Branco. “Precisamos da manutenção deste pacto para oficializar essa parceria entre os dois estados. O Acre tem recebido nossos pacientes com toda atenção possível. Viemos ouvir a equipe do Acre para sabermos o que o Amazonas pode oferecer para compensar os gastos que nossos pacientes representam aqui”, disse Lucimar.

Rezende apresentou como proposta o ressarcimento financeiro para compensar os gastos, embora reconheça que há um longo caminho a ser percorrido para que isso seja definido.”Mesmo sem pactuação vamos continuar atendendo nossos irmãos do Amazonas. Temos que fazer andar esse termo porque sem nada pactuado entre os estados fica difícil. Te.os que fazer alguns ajustes para colocar em prática”, disse o secretário do Acre.
Hoje, as prefeituras de Envira e Pauini mantém casas de apoio em Rio Branco, onde ficam os pacientes em tratamento fora de domicílio. Segundo Lucimar, a manutenção da unidade na capital do Acre, gira em torno de R$ 80 mil.

PUBLICIDADE