Bittar aciona ministro para cobrar falha em sistema de transporte de madeira

Representantes do Sindicato da Indústria Madeireira do Acre, se reuniram com o senador Márcio Bittar (MDB), na tarde de quinta-feira (15), em Rio Branco. Os empresários foram solicitar ao senador, para intervir junto ao Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, que cobre imediatamente do Ibama, o funcionamento no Acre, do SINAFLOR, o Sistema Nacional de Controle de Origem de Produtos Florestais.

Esse sistema é o responsável por emitir as autorizações para transporte de madeira da floresta até às indústrias, e desde o último dia 8, o serviço está inoperante no Acre.

Adelaide Fátima, presidente do Sindicato, disse que no Acre, o Ibama vem tratando o problema com negligência, falta de respeito e de consideração. Segundo ela, o órgão promete diariamente que vai emitir os documentos necessários, mas tudo não passa de enganação.

“Se o Ibama não pode nos dá essa garantia, eles que falem a verdade. Porque dizem todo dia que vai voltar e nada. Isso é uma falta de consideração, de respeito com o empresários que querem fazer as coisas legalmente”, protestou.

Ela explicou ainda que sem a autorização legal, as empresas não podem trazer da floresta para as indústrias a madeira, o que vem causando grandes prejuízos diariamente. Duas grandes empresas, uma de Xapuri e outra do distrito industrial, em Rio Branco, alertou, irão recorrer á justiça para que o prejuízo seja ressarcido.

A presidente destacou ainda o esforço e o trabalho da equipe do governo do estado que se empenhou a fundo para que o licenciamento fosse regularizado.

” O Imac fez o maior esforço. A gente tem todo o licenciamento para aprovar os planos de manejo e agora não consegue transportar essa madeira. O verso é curto. A partir do momento que formos licenciados nós temos que ter a segurança de um sistema que funcione”, cobrou.

O senador Márcio Bittar, sensível á causa ciente da geração de emprego e renda que o setor madeireiro oferta no Acre, ” comprou a briga”, e ainda na presença dos empresários, ligou para o ministro e explanou a situação.

” Eu falei com o ministro Ricardo Sales mas isso não se resolve de uma hora pra outra, tem muita burocracia. Meu papel é ajudar nessa questão emergencial para que esse sistema volte a funcionar. Se não, vamos ter muitos problemas. Além do prejuízo financeiro vamos ter famílias desempregadas. Então é agora. Ou se resolve agora, nesse momento ou é perda para a economia acreana”, observou o senador.

Alisson Cerqueira, representante da Agrinlog, grupo controlador da Laminados Triunfo e do Complexo Industrial Florestal Xapuri, explicou ao senador Marcio Bittar a situação difícil em que se encontra hoje o setor madeireiro do Acre devido aos problemas que o Ibama não vem conseguindo resolver.

“Viemos para essa reunião conversar com o senador e a Adelaide Fátima, que é a presidente do sindicato da indústria madeireira do estado, para falar sobre o problema no sistema Sinaflor, que está inoperante e trazendo um impacto na nosso operação de manejo florestal desse ano. Estamos bastante preocupados porque estamos com impacto em um manejo que já está em andamento e estamos iniciando outra exploração de um manejo florestal sustentável que já vai começar com o mesmo problema”, disse Cerqueira.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Bittar aciona ministro para cobrar falha em sistema de transporte de madeira