Cameli não deixa Progressista, mas está atento ao “fogo amigo” dentro do partido

Progressistas

A coluna já sabe um dos motivos que podem levar o governador Gladson Cameli deixar o partido progressistas. Seria a formação de um grupo dentro do próprio partido que tenta desestabilizar seu governo. Há informações de que uma via alternativa se forma com apoio de caciques do ninho progressistas. O Palácio Rio Branco está atento.

Ele não sai

Acho pouco provável que Cameli deixe o Progressista, partido que é a sua paixão. Apesar de continuar acreditando que na política tudo pode acontecer, o governador vai acabar se entendendo com seus correlegionários, isso é o mais provável. Gladson nunca foi de briga com ninguém, é da natureza dele tentar fazer o possível, e acreditem, até o impossível para agradar as pessoas. Por ser bom demais, ele já se torna ruim.

Saco sem fundo

Esses dias acabei de assistir Bolívar, um seriado que conta a história de Simón Bolívar, um dos maiores líderes políticos – e militar – da América do Sul. Já se passaram mais de 200 anos de sua morte, mas as conspirações, traições, disputa pelo poder continuam as mesmas até os dias de hoje. É aquela máxima que minha mãe sempre falava: a medida do T nunca enche.

Não abandonou

Muitos falam que o deputado José Bestene seria um dos cabeças desse movimento contra o governador Gladson Cameli. Mas deve-se lembrar que Bestene foi a única grande liderança do antigo PP, hoje Progressistas, que não abandonou Cameli quando o então todo poderoroso César Mesisas desembarcou da canoa da antiga Arena, deixando Gladson quase que sozinho no partido.
Bestene foi o ombro amigo, naquela época.

Não acredito

José Bestene, para quem conhece, sempre foi um político atencioso com as pessoas que lhe procuram para conversar, e muito querido pelos acreanos. Além disso, ele é inteligente. Faz algum tempo que não converso com ele, por isso não sei o que está pensando politicamente. Mas me recuso a acreditar que esteja por trás de qualquer movimento conspiratório contra Gladson Cameli.

Fogo amigo

Agora, o que sei, é que dentro do Progressistas tem sim, uma penca de insatisfeitos com Gladson Cameli. Muitos acham que o governador não contemplou o partido com cargos no alto e médio escalão do governo. Dentro desse movimento, vi bastante “fogo amigo”.

Filme antigo

Os amigos as vezes brigam, se magoam, mas quando a amizade é sincera, verdadeira, as coisas acabam se arrumando. Já vi esse filme muitas vezes.

Correria no Palácio

O governador Gladson Cameli e todo o primeiro escalão do governo foram pegos de surpresa com o pedido de exoneração da secretária de Fazenda Semírames Plácido, na manhã de sexta-feira (30). Resta saber o que gira em torno do pedido. Tudo que se sabe é que a alegação de problemas pessoais é o menos provável.

Incomunicável

A ex-secretária Semírames que costumava atender telefonemas, permanece incomunicável. Até agora, a Casa Civil comandada por Ribamar Trindade também não se manifestou publicamente. A ex-secretária foi indicada do chamado “núcleo duro”, fazia parte das pessoas de extrema confiança do governo.

Burocracia

A exoneração de Semírames aconteceu no exato momento em que o governador Gladson Cameli pedia o fim da burocracia durante café da manhã com militares bombeiros em Cruzeiro do Sul. Quem conheceu a ex-secretária sabe de sua postura recatada, burocrática e firme.

Cantando vitória

Tem um grupo de empresários, ligados aos terceirizados, que estão cantando vitória com a saída de Semírames da Fazenda. Eles chegaram a pedir a cabeça da secretária acusando-a de emperrar pagamentos e dificultar a vida de quem gera emprego e renda. É um caso muito sério que precisa ser analisado.

Documentos

Uma das várias reclamações dos empresários acreanos foi corrigida pela lei de Liberdade econômica, a exigência de vários documentos passa a ser através do armazenamento digital. A medida provisória também libera exigências para empresas em fases de testes ou implementação, prevê prazo para que órgãos públicos concedam licenças que, se não foram cumpridos, serão tacitamente autorizadas.

Petecão

O senador Sérgio Petecão fez um discurso duro contra ambientalistas europeus na abertura da Expoacre Juruá. O secretário do Senado teria batido boca com jornalistas franceses e suíços durante visita ao seringal Porto Novo na região do município do Jordão, um dos mais isolados do Acre.

MDB faz convenção

O ex-secretário de articulação política do governo, Vagner Sales participa nesse fim de semana de convenção partidárias na região de Tarauacá e Envira. A filha, Jéssica Sales, cuida da região do Juruá e, Flaviano Melo, do Alto Acre. É o MDB fazendo o dever de casa com vistas as eleições municipais do ano que vem.

Termo de parceria

O prefeito Ilderlei Cordeiro assinou um termo de parceria com o Instituto Penitenciário do Acre (Iapen) nessa sexta-feira (30) durante a Expoacre Juruá 2019. O termo vai permitir a continuidade dos trabalhos com presos em sua gestão. Os apenados foram modelos nas feiras em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

Encontro

O comando da segurança pública se reúne até o próximo domingo no Juruá, traçando novas estratégias para diminuir a violência na região. Na inauguração do Centro de Treinamento de Tiro, o coronel Paulo Cesar deixou claro os investimentos previstos para inteligência e as respostas necessárias para o combate ao crime organizado.

Exército

Uma coisa o governo atual não pode reclamar no Juruá, que é a presença do Exército. O comando está sempre pronto para ajudar no combate ao crime organizado e se mais não faz é devido o contingenciamento de recursos para as forças armadas.

Celebridade

O governdor Gladson Cameli teve dificuldades de visitar todos os estandes da Expoacre Juruá na primeira noite. Era assediado constantemente pela população e empresários que pousavam para selfs. Ao lado da primeira dama Ana Paula Cameli, o governador continua surfando em céu de brigadeiro.

Rocha cumpre agenda

O vice-governador Major Rocha está acompanhado da esposa, Selma Rocha e deve cumprir agenda no Juruá até o próximo domingo. Ao lado do deputado Luiz Gonzaga (PSDB), o tucano tem feito agendas partidárias, mas durante esse fim de semana, cumpriu agenda colado no governador Gladson Cameli.

Trio parada dura

Quem assiste as cerimônias do Palácio Rio Branco consegue ver o discurso afinado entre o governador e o vice-governador e mais, entre o Major Rocha e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Junior (Progressistas). Elogios é que não faltam entre Rocha e Nicolau.

PUBLICIDADE