Concluído na última quarta-feira (21), o Festival Mariri ocorreu às margens do rio Gregório, em Tarauacá, município distante 384 km de Rio Branco. O acesso à comunidade, que no total são sete aldeias, só é possível através de barco, uma navegação de ao menos quatro horas.
O encontro é promovido anualmente, desde 2013, pelo povo Yawanawá e exibe aos visitantes os costumes da aldeia. Por lá, os convidados participam dos rituais locais, como a cerimônia do Ni, que é a ingestão do chá Ayahuasca, além de outros rituais como o uso de rapé de tabaco e a vacina do sapo, além de participar das atividades culturais como a dança e pintura corporal e também se alimentar das comidas típicas da comunidade.
Um dos momentos, foi registrado em um vídeo, que mostra o fotografo Daniel Cruz participando de um desafio proposto pelo líder indígena que eles chamam de “Peixe-Boi”, uma tradição indígena que legitima o modo yawá de resolver as diferenças.
Confira
Para vivenciar essa experiência de perto, um grupo de fotógrafos rio-branquenses foi até a aldeia. Lá, o grupo registrou o festival em belas imagens; veja:
Os clique são dos fotógrafos Daniel Cruz, Sérgio Vale e Fábio Pontes