Fotos de árvores e animais queimados são dos incêndios ocorridos na Amazônia em 2019?

Será que as fotos compartilhadas nas redes sociais de exemplos da fauna e flora sofrendo com incêndios foram tiradas na Amazônia em 2019?

Na segunda quinzena de agosto de 2019, uma onda de graves queimadas atingiram a Amazônia e isso se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Juntamente com textos de várias pessoas (muitas delas, famosas e influentes) sobre o tema, algumas fotos se espalharam mostrando animais queimados e eles, segundo o texto que as acompanham, seriam algumas das vítimas dos incêndios na região.

Vamos analisar algumas das que foram mais compartilhadas juntamente com as hashtags #PrayForAmazonas e #PrayForAmazonia (reze pela Amazônia) e, a medida em que outras forem aparecendo, vamos acrescentar à essa pesquisa.

Será que essas fotos são mesmo o resultado de queimadas ocorridas em 2019 na Amazônia?

Macaco segurando um macaco morto

A foto de um macaco desesperado e carregando um filhote aparentemente morto em seus braços é real, mas foi tirada pelo fotógrafo indiano Avinash Lodhi em Jabalpur (Índia). A imagem foi publicada no seu perfil do Facebook em 2017, no seguinto ao do Dia Internacional do Macaco (que é 14 de dezembro).

Outro detalhe dessa cena é que o filhote não estava morto. Em entrevista concedida em maio de 2017, o fotógrafo explicou que Lodhi contou que o filhote ficou inconsciente e foi clicado ao ser acolhido pela mãe.

Coelho com pelos queimados

A foto de um coelhinho com os pêlos queimados foi tirada na Califórnia (EUA) em 2018, quando  o incêndio Woolsey atingiu áreas próximas à Malibu. O animal foi clicado pelo fotógrafo Chris Rusanowsky a serviço da Shutterstock.

Fogo que percorrendo a Amazônia

Na imagem mostrando uma faixa fogo consumindo a floresta é real e foi tirada na Floresta Amazônica, mas é de agosto de 2017 e foi feita pelo fotógrafo Bruno Kelly, durante a “Operação Onda Verde”, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Essa é uma ação do órgão para tentar diminuir o desmatamento ilegal na Amazônia com equipes de agentes que buscam e desmontam acampamentos, além de multar os desmatadores e recolher equipamentos.

Duas onças queimadas

Uma das foto de uma onça queimada, morta no meio da vegetação surgiu em páginas de esquerda no Facebook com a seguinte legenda:

“Animal tentou fugir das queimadas criminosas de Bolsonaro na Amazônia”

No entanto, a imagem é de 2016, como podemos ver nesse site. O animal teria morrido em uma cidade do estado do Paraná!

Outra foto, publicada na página Jovens de Esquerda no Facebook, mostram outra onça que teria sido morta nas queimadas de agosto de 2019, mas na verdade,trata-se de um animal morto em novembro de 2018 na cidade de Goioré, também no Paraná.

A foto da Amazônia queimada compartilhada por Jaden Smith

O ator norte-americano Jaden Smith compartilhou no seu perfil do Instagram uma foto de um incêndio na Amazônia e, apesar da postagem receber milhares de interações, a foto é de 1989 e foi feita por um fotógrafo do The Guardian em 2007. A mesma fotografia foi utilizada novamente em 2016, numa matéria do jornal The Independent.

Cristiano Ronaldo e a floresta em chamas

O jogador de futebol português Cristiano Ronaldo também publicou foto de um incêndio na floresta em seu perfil do Instagram como sendo de 2019:

No entanto, a foto é de março de 2013, e foi feita pelo fotógrafo Lauro Alves na Estação Ecológica do Taim no Rio Grande do Sul.

Conclusão

A situação em relação aos incêndios na região amazônica em agosto de 2019 é preocupante e não é preciso fotos antigas para demonstrar isso. Em 2019, o índice de queimadas no País cresceu 83% em relação ao mesmo mês no ano passado. 

Esse artigo está em aberto e vamos inserir mais fotos à medida em que formos averiguando.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost