19 de abril de 2024

Ifac teve o segundo maior corte de verbas da Região Norte, denuncia sindicato

O corte de verbas para a educação, que vem sendo realizado pelo Governo Federal desde final de abril, atingiu em cheio o Instituto Federal do Acre (Ifac) que está praticamente com suas atividades inviabilizadas a partir deste segundo semestre. A instituição teve o segundo maior corte de verbas da Região Norte, segundo o que denuncia a Sesção Sindical do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (Sinasefe)

O presidente do Sinasefe no Acre, professor João Cabral, explicou que o bloqueio do orçamento de funcionamento e custeio é de 37,18%, o que representa R$ 5,5 milhões a menos de recurso para desenvolvimento das atividades administrativas da Instituição.

“Na terça-feira, foi feito um ato no Acre e no restante do Brasil contra esse bloqueio de verbas para a educação e contra diversas medidas que estão sendo tomadas contra a autonomia das universidades e institutos federais de educação”, explica Cabral.

O sindicalista reforça que a própria gestão do Ifac já emitiu nota pública em que denuncia os problemas que estão sendo gerados a partir da redução dos repasses oriundos do Ministério da Educação.

“O Instituto Federal do Acre tem realizado, de modo prioritário, grande esforço para manutenção destes serviços essenciais ao funcionamento de seus campi. Inclusive duas ações em que a Instituição historicamente realiza, como a participação na Expoacre e Jifac/JIFs foram prejudicadas em razão da indisponibilidade orçamentária para garantir o custeio logístico e operacional. Além disso, o processo de descentralização orçamentária e financeira foi suspenso até que o fluxo orçamentário do Ifac seja normalizado”, diz a nota.

“Em face desta realidade orçamentária e da consequente ausência de recursos para custeio de passagens, diárias e combustível, atividades administrativas, acadêmicas e participações em eventos científicos ainda não empenhadas foram suspensas na esperança de que o recurso seja desbloqueado o mais breve possível, do contrário as ações poderão ser canceladas”, completa o documento.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost