João Donato completa 85 anos; saiba mais da história do acreano

85 anos e ainda ‘na ativa’: esse é João Donato, um acreano que contribuiu e contribui para a Música Popular Brasileira. No dia do seu aniversário, ele lança Tulipa Donato, um single duplo – chamado por sua parceria Tulipa Ruiz de compacto – fabricado em vinil com tiragem limitada gravado em parceria com Tulipa.

E para mostrar que está na ativa mesmo, o lançamento acontece no Bananada, um grande festival que movimenta o centro-oeste brasileiro. A capa do trabalho expõe arte de Teresa Bettinardi e o disco já está disponível nas plataformas digitais.

Capa do disco ‘Tulipa Donato’/Foto: Arte de Teresa Bettinardi

“Fui criada ao som de Donato, que pontificou em muitos dos discos que ouvi menina. Ele não se enquadra em rótulos. Muito pelo contrário. Sua preciosa musicalidade o caracteriza como um artista infinitamente criativo que promove pororocas que vão do jazz à música latina. O cara mais elegante que eu conheço. Generoso, arejado, atemporal. Minha admiração por João só cresce”, relata Tulipa em comentário em rede social.

E não foi só Tulipa que foi criada ao som de Donato. O pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor acreano contribui, há décadas, para o cenário da música brasileira. Donato foi amigo de todos os expoentes do movimento bossanovista, como João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Johnny Alf, entre outros.

João: um orgulho para o Acre e para o Brasil/Foto: Reprodução

Mesmo assim, ele nunca foi caracterizado unicamente como tal, e sim um músico muito criativo e que promove fusões musicais, de jazz e música latina, entre tantos outros. Entre as composições mais conhecidas do músico, estão: “Amazonas”, “Lugar Comum”, “Simples Carinho”, “Até Quem Sabe” e “Nasci Para Bailar”. Segundo o crítico musical Tárik de Souza: “Durante muito tempo, João Donato foi um mito das internas da MPB. Gênio, desligado, louco, de tudo um pouco”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

João Donato completa 85 anos; saiba mais da história do acreano