Moradores da Resex Chico Mendes largam extrativismo pela pecuária e lideram queimadas

O Acre volta ao noticiário nacional um dia depois de ter sido destaque por conta da guerra de facções em uma reportadem de um dos principais sites de notícias do país, o Uol. Nesta quarta-feira (28) foi a vez do Jornal O Globo falar sobre o estado, o periódico trouxe uma matéria sobre a situação das queimadas na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri.

O jornalista Leandro Prazeres, enviado especial do grupo Globo à terra de Chico Mendes, mostrou que os moradores estão mudando suas práticas e largando a cultura da castanha e borracha, que era a maior fonte de renda do povoado, para se dedicar à criação de gados.

Ele afirma em seu material que a principal consequência dessa nova atividade são as queimadas. Os moradores precisam ‘limpar’ a área de floresta para utilizá-la na pecuária, e com isso, a Resex Chico Mendes está liderando o ranking de focos de incêndio entre as unidades de conservação do Acre. O Inpe mostra que  com163 focos de incêndio neste ano, região de Xapuri é recordista de queimadas no estado.

Confira a matéria na íntegra clicando Aqui.

PUBLICIDADE