Há exatamente um mês, no dia 21 de julho de 2019, o Portal ContilNet publicou uma matéria sobre a situação do Parque do Tucumã, que estava tomado pelo lixo. Passados 30 dias, a situação só piorou.
Os moradores do entorno do Parque continuam reclamando do lixo espalhado pelo antigo cartão postal da Capital, e cogitam até entrar na justiça para resolver o imbróglio.
Na época da primeira reportagem, Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco estavam em um impasse sobre de quem era a responsabilidade pela limpeza do Parque. O município, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semeia), dizia que a responsabilidade era do Estado, mas que em virtude do abandono, fazia ocasionalmente serviços de roçagem e limpeza. Já o Estado, também através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) afirmava que a responsabilidade da coleta de lixo no parque é municipal.
Procurada novamente pela reportagem do ContilNet, a Semeia voltou a dizer que a administração do Parque é de responsabilidade do Estado, e que o município tem feito de forma permanente a coleta de resídios, porém, especificamente no Parque é necessário que o Estado armazene o lixo em um local adequado para o município recolher.
Já a Sema, disse que será firmado Termo de Cooperação entre o governo do Estado do Acre e a prefeitura de Rio Branco. E nessa parceria a prefeitura irá assumir a responsabilidade pela limpeza e manutenção de todos os parques e espaços públicos da capital.