ContilNet Notícias

Programa Medicamento em Casa: prefeitura segue realizando cadastro no Barral y Barral

Por ASCOM

Lançado pela prefeita Socorro Neri, e pelo secretário de Saúde, Oteniel Almeida, na última sexta-feira, 23, o programa Medicamento em Casa, que faz parte do Complexo Farmacêutico de Rio Branco (Cofam), iniciou no mesmo dia o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), residentes em Rio Branco, que utilizam medicamentos ou material médico hospitalar de uso contínuo.

De acordo com Luana Esteves, farmacêutica que coordena o programa “os pacientes têm se dirigido à Policlínica Barral y Barral e estão se cadastrando no programa (Medicamento em Casa). A procura está sendo um sucesso”.

Atendimento

A entrega de medicamentos e/ou material médico hospitalar de uso contínuo será dividida em três etapas: até janeiro de 2020 serão atendidos os pacientes acamados/domiciliados e cadeirantes; na segunda etapa será a vez de atender os portadores de doença de Parkinson, osteoporose e idosos com 65 anos ou mais. Na terceira fase, o programa vai atender portadores de doença renal crônica e idosos com dificuldade de locomoção.

O serviço de farmácia clínica será realizado por farmacêuticos clínicos com intuito de orientar os pacientes além de identificar, solucionar e prevenir a ocorrência de problemas relacionados ao uso de medicamentos. Ao todo, quando as três etapas fases do programa estiverem contempladas, a estimativa é que mais de 7.700 pessoas sejam beneficiadas. O investimento da Prefeitura é de mais de R$ 150 mil.

Como requisitar a entrega de medicamentos em casa?

Paciente ou responsável deve se dirigir à Policlínica Barral y Barral portando os documentos de identidade, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência, receita médica original, em papel timbrado do médico ou do estabelecimento onde a consulta foi realizada, na qual deve constar os seguintes itens: nome do paciente; nome, apresentação e dose diária do medicamento; assinatura e carimbo com o número do CRM (inscrição no Conselho Regional de Medicina) do médico e laudo médico atestando a condição do paciente, no caso dos acamados/domiciliados.

Dúvidas?

Entre em contato com a Assistência Farmacêutica Municipal pelo telefone 3227-1239.

Sair da versão mobile