Saúde estuda ampliar horários de atendimento nas unidades por causa da fumaça

No próximo dia 30, a Secretaria Municipal de Saúde vai divulgar o relatório com os números de pacientes atendidos com suspeita de infecção respiratória causada pela intensa fumaça.

Mas, segundo o titular da pasta, Oteniel Almeida, o município já sabe que o número supera o registrado no último boletim, divulgado no dia 12 deste mês que foi de 30 mil casos.

“A gente faz essa divulgação a cada quinze dias e já sabemos que essa estatística só aumenta”, disse Almeida.

A procura por atendimento subiu 38%, em relação ao mesmo período do ano passado. Oteniel falou ainda que por causa desses índices alarmantes o município estuda ampliar o horário de funcionamento das unidades.

Hoje, os 56  pontos sob a responsabilidade do município, funcionam no horário normal, manhã e tarde, mas podem estender o funcionamento no terceiro turno. “Temos o plano de contingenciamento da Defesa Civil que projeta a ampliação dos serviços. Se esses números ultrapassarem a casa dos oitenta mil atendimentos, vamos abrir essa unidades também durante a noite, mas por enquanto estamos dando conta da demanda”, garantiu.

Casos graves são encaminhados para a rede estadual

Almeida explicou que para se ter um quadro geral no cenário estadual será preciso somar as estatísticas dos vinte e dois municípios, porque todos os casos encaminhados para a rede estadual, passam antes na atenção básica. Porém, quando se trata de urgência, o paciente é levado direto para a média e alto complexidade, porém, posteriormente, a equipe municipal faz o cadastro e o caso entra para os números da municipalidade.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Saúde estuda ampliar horários de atendimento nas unidades por causa da fumaça