Sem chuvas há um mês, Rio Branco agoniza com tempo seco e Rio Acre sofre seca

No dia 24 de julho foi a última vez que o monitoramento meteorológico registrou uma chuva em Rio Branco, capital do Acre. Na ocasião, choveu 19 milímetros. Neste sábado(24) , completam,-se trinta dias sem chuva. “Tivemos uma incidência na última quarta-feira de dois milímetros. Mas foi tão fraca, que nem consideramos uma chuva”, disse o major Cláudio Falcão, da comunicação do Corpo de Bombeiros do acre.

Falcão explicou que para aliviar o tempo seco, dissipar a fumaça e melhorar as condições climáticas, Rio Branco precisa de uma chuva de 30 milímetros, com duração entre duas e três horas. Para entender esse volume de água necessário, é preciso saber que cada milímetro equivale um litro de água por metro quadrado.”¨Com uma chuva dessa intensidade a gente teria de volta o clima favorável, sem rigorosa fumaça”, garante.

Mas as previsões meteorológicas não são animadoras. Os satélites informam que não há previsão de chuva para região pelos próximos dias. O que consta a aproximação de temporais, com pouco volume de água e grandes ventanias, o que pode causar prejuízos.

Rio Acre marcou 1,53 metro na Capital/Foto: Juan Vicent Dias

Rios em alerta máxima

Sem acúmulo de chuvas, o Rio Acre está em alerta máximo desde o início do mês de agosto. Neste sábado, segundo a medição feita pela Defesa Civil, o manancial estava com apenas 1,53 metros.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost