19 de abril de 2024

Sem investimentos, futebol no AC caiu em decadência

O portal ContilNet  estreia uma coluna voltada para o esporte acreano. Nela serão abordadas as mais variadas modalidades de esporte, com o objetivo de deixar nossos leitores por dentro dos acontecimentos na área esportiva. A coluna será assinado pelos jornalistas Saimo Martins e Nany Damasceno.

DECADÊNCIA

Há 22 anos o Rio Branco Futebol Clube conquistava seu maior e único título nacional, a Copa Norte. De lá pra cá, nunca mais uma equipe do estado conseguiu esse feito. Pelo contrário, o “Estrelão, Alvirrubro, o Mais Querido”, como é chamado pelos torcedores, caiu uma divisão e hoje disputa a Série D, em nível nacional.

Rio Branco campeão da Copa Norte em 1997/Foto: Manoel Façanha

MOTIVOS DA FALTA DE TÍTULOS NACIONAIS

Após anos sem conquistas nacionais, a reportagem do ContilNet ouviu alguns especialistas da área e chegou a conclusão, por meio das opiniões relatadas que o problema está longe de se resolver.

Para o repórter Jessé Moreno, falta investimento do poder público, além de mais profissionalismo por parte de dirigentes de clubes e os próprios atletas.

Jessé Moreno, repórter da Rádio Ecoacre/Foto: arquivo pessoal

FALTA RIVALIDADE

Para o jornalista e narrador Deise Leite, o que falta para o futebol acreano chegar no patamar dos grandes “centros esportivos” é uma forte rivalidade entre dois clubes. Para ele, em todo local existe isso. Com a rivalidade, o futebol fica mais vistoso pelos torcedores e patrocinadores que passarão a investir.

E citou exemplos. No estado do Pará;tem Remo x Paysandu, na Bahia; Vitória x Bahia, no Paraná; Atlético x Coritiba, e etc.

Radialista Deise Leite, atualmente na Rádio Ecoacre/Foto: arquivo pessoal

AMADORISMO

Leite  tocou ainda mais fundo na “ferida” do problema, para ele, os clubes acreanos são “amadores”. Segundo o radialista, os que tentam ser mais profissionais são Atlético Acreano e Rio Branco e, por vezes o Galvez. Deise finalizou dizendo que os clubes acreanos lhe “matam de vergonha”. Não só à você Deise, mais aos amantes do esporte.

Atético estreia na Copa Verde/Foto: Manoel façanha

ATLÉTICO ACREANO

Por falar no Atlético Acreano, este vem mal das pernas, o Galo que apanhou bastante na série C,  estreia nesta terça  na Copa Verde, que pode salvar o ano do clube nos torneios nacionais.

O Galo Carijó joga contra o Ypiranga-AP, no Estádio Zerão, em Macapá, a partir das 18 horas (horário local).

NOVIDADE NA TRANSMISSÃO DE JOGOS

Aos domingos, os tradicionais jogos de futebol que eram transmitidos às 14 horas, serão transmitidos às 16. Uma mudança que pode se concretizar de vez em 2020.

O objetivo é atrair mais patrocinadores já que é um horário nobre e de maior visibilidade.

MUSA DE VOLTA

Em 2018 a jogadora Jaqueline, ponteira-passadora com currículo invejável na seleção brasileira, anunciou sua aposentadoria das quadras de vôlei. E esta semana, ela anunciou a volta em grande estilo: no Osasco, por onde tem três passagens, uma delas em seu início de carreira. “- Estou retornando à minha casa”, disse.

GIRL POWER

A equipe feminina de futsal da Ufac ficou em 3º lugar na edição de 2019 da Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), em Manaus. A Ufac participou com 54 atletas e cinco técnicos nas modalidades de handebol masculino e feminino, voleibol masculino e feminino e futsal feminino. Parabéns para as meninas.

Ideias e sugestões de pautas podem ser enviadas para o e-mail [email protected]

 

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost