Governistas do Alto Acre
O vereador Joelson Pontes (Progressistas) ligou para a colunista para se posicionar sobre as notas desta coluna que falam das chances da reeleição da prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem. “Reconheço que a Fernanda está bem avaliada, mas adianto que os aliados do governo aqui vão disputar a prefeitura com chapa única”, disse Pontes.
Estão juntos
Joelson disse que os aliados do governo ficaram meio desanimados com a possibilidade de Gladson Cameli apoiar a reeleição de Fernanda Hassem. “Mas esses dias, juntamos todos eles e decidimos que iremos lutar pelo apoio do governo, e que sairemos unidos para enfrentar a Fernanda”, avisa.
Fica no PT
De acordo com o vereador Joelson, ao menos quatro partidos deverão ter chapas fortes em Brasileia: Progressistas, MDB, PSDB e PSD. “A prefeita recebeu convite de Gladson para se filiar ao Progressistas, mas acredito que ela não aceite. Acho que a Fernanda vai disputar a reeleição pelo PT, e nós iremos enfrenta-la”, garante o progressista.
Amadorismo
A impressão que se tem na relação institucional entre o Palácio Rio Branco e a Assembleia Legislativa do Acre é de amadorismo puro. Os vetos a projetos simples, outros que representam economia aos cofres públicos, como o que dispõe sobre a utilização de passagens e prêmios de milhagens aéreas advindas de recursos públicos do Poder Executivo do Estado, com o objetivo de fomentar e estimular atividades de natureza educacional, cultural, esportiva, de ciência, tecnologia e inovação e Tratamento Fora de Domicílio (TFD), de autoria do petista Daniel Zen, mostram uma falta de sintonia enorme com o parlamento.
Deputado Tchê
Essa questão deixa o líder do governo em uma verdadeira saia justa. De forma elegante o pedetista Luiz Tchê até afirmou que vai procurar o governador para rever a situação, mas se acontecer alguma contra ordem, a emenda será pior que o soneto.
Puro fake
O governador Gladson Cameli nunca se manifestou a favor de queimadas irregulares. Tanto que mandou que o IMAC seguisse o que determina o Código Florestal. Cameli defende educação ambiental antes de qualquer multa e tem mantido essa política, mas, não pode aceitar agressão ao meio ambiente. O Palácio Rio Branco tem dito que não precisa desmatar para ampliar o agronegócio. Essa é a verdade.
Transparência
A confirmação de multa na fazenda do empresário Claudélio Bonfim, pelo IMAC, em Feijó, mostra que as autoridades ambientais não estão vendo cores partidárias na hora de coibir crimes ambientais no Acre. O empresário é irmão do deputado da base, Cadimiel Bonfim (PSDB). A lei que serve pra Chico, tem que valer para Francisco.
Pontos
E o deputado Cadmiel ganhou pontos ao fazer um pronunciamento sobre as multas aplicadas no irmão. Ficou do lado da lei.
Questionamentos
André Hassen, diretor do IMAC, questionou o deputado Jenilson Leite o porquê dele não se preocupar, como médico, dos mais de 29 mil atendimentos a idosos e crianças que lotam os hospitais por causa das queimadas. “O que for necessário fazer nós faremos, dentro da lei, e contra quem for”, disse André.
Fim da lua de mel
Embora bem avaliado pela população, a lua de mel do governo Gladson Cameli com servidores da saúde acabou. A greve deflagrada para a próxima segunda-feira é um remédio amargo, que deverá ser ingerido por Cameli.
Até dançou
Enquanto Gladson pena na mão de sindicalistas e servidores da área de Saúde, no setor educacional do estado ele surfa em altas ondas. Em uma reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (5) no auditório da secretaria de Educação, os servidores só faltaram quebrar as mãos batendo palmas para o governador.
Se deu bem
Gladson estava tão à vontade, que até dançou durante os aplausos. O secretário Mauro ficou numa alegria só. Afinal, Mauro é um dos gestores de Cameli que conseguiu equilibrar sua pasta e recebe elogios até mesmo de deputados da oposição.
É muita peia
O que fico impressionada é com a quantidade de desafetos que a secretária Mônica Kanan arrumou durante esse curto período em que está no comando da pasta da Saúde. Até os deputados governistas batem nela. E olha que essa mulher nunca abriu a boca nem para dizer que os deputados são feios. Deveria tomar um banho de sal grosso.
Qual o motivo?
Não sei de onde vem tanta aversão pela gestão de Mônica. A mulher chegou a pouco tempo, não abre a boca nem para responder as críticas, e o pau é comendo em cima dela o tempo todo.
Ela fica
Os desafetos de Mônica podem ter certeza de uma coisa. Não vejo nenhum sinal de que o governador Gladson Cameli possa lhe demitir. Muito pelo contrário, Gladson tem reiterado que ela fica. Pelo andar da carruagem, ainda tem muita guerra pela frente.
Falando grosso
A deputada estadual Antônia Sales voltou a atirar contra a gestão da saúde no Acre e cobrar medidas referentes as 12 mil cirurgias acumuladas. A juruaense fala grosso quando ouve qualquer tipo de elogios para o setor.
Vai secar as canelas
Quem anda numa correria louca é o secretário Alyssom Bestene. Está pra secar as canelas de correr da sede da Secretaria da Fazenda para a Casa Civil, onde comanda o gabinete de articulação política do governo.
Sorte de Cameli
Gladson tem sorte de ter uma pessoa tão espscial e paciente como Alysson ajudando em seu governo. Ele é aquele tipo que só não resolve os problemas se for mesmo impossível. A cara é alegre o tempo inteiro, mesmo quando o mundo está desabando.
Ela volta
A secretária Semirames Dias deverá mesmo retornar à pasta da Fazenda. Fontes palacianas dizem que ela está com a cabeça mais fria, e que até o final deste mês irá voltar às atividade.
Articulação política
A greve na saúde será o primeiro grande teste para a nova articulação política do Palácio Rio Branco. A pauta voltada aos servidores do pró-saúde não andou no ritmo prometido em campanha. Com relação as demais reivindicações, ainda é cedo para a cobrança de maiores resultados.
Eles não foram
Uma coisa intrigante aconteceu nesta quinta-feira. Uma reunião marcada com representantes de um sindicato com os articuladores do governo não aconteceu por simplesmente os sindicalistas não comparacecram na Casa Civil. Ai fica ruim.
Presente na Aleac
O secretário Mauro Sérgio atendeu a convocação da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Acre e arrancou elogios até de deputados da oposição. Experiente e muito técnico, o secretário esclareceu vários pontos debatidos no parlamento, o principal deles, voltado para a Educação de Jovens e Adultos.
Agora vai
O Senado aprovou o texto base da reforma do Senado. É um passo importante para a aprovação da tão sonhada reforma da previdência. Com a aprovação do texto-base, os senadores passaram a analisar os destaques, propostas que visam alterar o texto do relator Tasso Jereissati (PSDB-CE), etapa que ainda estava em andamento até a última atualização desta reportagem.
Feriado prolongado
Este ano, o feriado do Dia da Amazônia (5) foi transferido para esta sexta-feira. A equipe do Palácio Rio Branco segue o que preconiza a lei nº 2.126 de 19 de junho de 2009, que adia, nas sextas-feiras, os feriados estaduais que caírem nos demais dias úteis, à exceção dos alusivos ao aniversário do Estado do Acre (15 de junho) e da Revolução Acreana (6 de agosto).