Acre é quinto estado que mais tem árvores derrubadas com permissão do Ibama

Um levantamento feito pelo site Metrópoles mostra que o Acre é o quinto estado que mais ganhou autorizações legais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a derrubada de árvores. Os dados são do sistema de acompanhamento da Autorização de Supressão de Vegetação (ASV) do Ibama.

No total, desde 2007, foram autorizados o corte de 75,5 milhões de metros cúbicos de madeira em todo o país. O metro cúbico é um montante de madeira com um metro de largura, por um de comprimento e um de altura, sem espaço entre as peças. Cada m³ corresponde a cerca de oito troncos, logo, foram mais de 600 milhões de árvores derrubadas de forma legal nesse período.

Os estados de região amazônica foram os que mais tiveram autorizações para essas derrubadas, sendo o Acre o quinto estado que mais teve árvores cortadas. Rondônia, 22,9 milhões de m³ (183,2 milhões de árvores), Amazonas, 10,5 milhões de m³ (84 milhões de árvores), Paraná, 7 milhões de m³ (56 milhões de árvores), Maranhão, 6,3 milhões de m³ (50,4 milhões de árvores) e Acre, 5,7 milhões de m³ (45,6 milhões de árvores) são os cinco primeiros do ranking.

Existe ainda outra forma de corte autorizada pelo Ibama que é o metro estéreo (ms), que apresenta as mesmas medidas do m³, mas as peças não se encaixam perfeitamente, sobrando espaços entre elas. Nessa categoria a liderança também fica com o Maranhão, que teve autorizado o corte de 61,429 milhões de ms desde 2007, seguido do Tocantins (42,674 milhões de ms) e Mato Grosso do Sul (37,176 milhões).

Para conseguir a ASV, é preciso cumprir algumas regras, entre elas não desmatar reserva legal e ter licença ambiental para fazer o desmate legal. Após o pedido e após o pagamento de uma taxa de vistoria, técnicos do Ibama visitam a propriedade para conferir as informações. Se tudo ocorrer bem, o proprietário consegue a autorização para cortar as árvores e escoar o produto.

PUBLICIDADE