Acre terá de qualificar 13.555 mil trabalhadores em profissões industriais até 2023

O estado do Acre terá de qualificar 13.555 trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para subsidiar a oferta de cursos da instituição. Essas ocupações têm em sua formação conhecimentos de base industrial e por isso são oferecidas pelo SENAI, mas os profissionais podem atuar em qualquer setor da economia.

A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento (formação continuada) de trabalhadores que já estão empregados. Em parcela menor (27%) estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho (formação inicial). Nesse grupo estão pessoas que vão ocupar tanto novas vagas quanto postos já existentes e que se tornam disponíveis devido a aposentadoria, entre outras razões.

Além de subsidiar a oferta de cursos do SENAI, o Mapa do Trabalho pode apoiar jovens na escolha da profissão e trabalhadores que desejam se recolocar no mercado.

“O profissional qualificado de acordo com a necessidade do mundo de trabalho tem mais chances de manter o emprego e também pode conseguir uma nova oportunidade mais facilmente quando as vagas forem oferecidas”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi.

O diretor-regional do SENAI, João César Dotto, tem pensamento semelhante. “Este estudo é extremamente importante, pois as unidades operacionais do SENAI utilizam justamente esses dados para planejar as ofertas de seus cursos, que estão sempre alinhados com as demandas do mercado e com foco voltado para geração do trabalho”, acrescenta.

César Dotto/Foto: Ascom

FORMAÇÃO DE TÉCNICOS – As áreas que mais vão demandar a capacitação de profissionais com formação técnica no Acre são metalmecânica; energia e telecomunicações; transversais, construção e eletroeletrônica. Profissionais com qualificação transversal trabalham em qualquer segmento, como técnicos em eletrotécnica e técnicos de controle da produção.

Cursos técnicos têm carga horária entre 800h e 1.200h (1 ano e 6 meses) e são destinados a alunos matriculados ou egressos do ensino médio. Ao término, o estudante recebe um diploma.

Áreas com maior demanda por formação – Técnicos

Áreas

Demanda 2019-2023
Metalmecânica 958
Energia e telecomunicações 405
Transversais 364
Construção 230
Eletroeletrônica 150

Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria – Técnicos

Ocupações Profissionais a serem qualificados  
Agentes  fiscais metrológicos e de qualidade 710
Técnicos em eletricidade e eletrotécnica 175
Técnicos mecânicos na fabricação e montagem de máquinas, sistemas e instrumentos 130
Supervisores da construção civil 110
Instaladores-reparadores de  linhas e equipamentos de telecomunicações 101
Técnicos de controle da produção 100
Técnicos em eletrônica 100
Técnicos em construção civil (edificações) 87
Técnicos em operação e monitoração de computadores 77
Técnicos em telecomunicações 67

 

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – Já os cursos de qualificação são indicados a jovens ou profissionais, com escolaridade variável de acordo com o exercício da ocupação, e buscam desenvolver novas competências e capacidades. Ao final, o aluno recebe um certificado de conclusão. As áreas que mais vão exigir a capacitação de trabalhadores com esse tipo de formação, de acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 serão:

Áreas com maior demanda por formação – Qualificação (+200h)

Áreas Demanda 2019-2023
Energia e telecomunicações 743
Metalmecânica 606
Alimentos 388
Construção 235
Água e esgoto 210

 

Áreas com maior demanda por formação – Qualificação (-200h)

Áreas Demanda 2019-2023
Construção 2165
Logística e transporte 1378
Transversais 1098
Alimentos 702
Metalmecânica 510

 

Segundo o Mapa, entre as ocupações que exigem cursos de qualificação e que mais vão demandar profissionais capacitados estão trabalhadores de instalações elétricas e mecânicos de manutenção de veículos automotores:

Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria – Qualificação (+200h)

Ocupações Profissionais a serem qualificados  
Trabalhadores de instalações elétricas 516
Mecânicos de manutenção de veículos automotores 291
Padeiros, confeiteiros e afins 268
Operadores de instalações de captação e esgotos 210
Encanadores e instaladores de tubulações 202
Instaladores e reparadores de linhas e cabos elétricos, telefônicos e de comunicação de dados 188
Mecânicos de manutenção de máquinas industriais 102
Marceneiros e afins 92
Trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos 82
Eletricistas de manutenção eletroeletrônica 70

 

Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria – Qualificação (- 200h)

Ocupações Profissionais a serem qualificados  
Ajudantes de obras civis 886
Motoristas de veículos de cargas em geral 859
Alimentadores de linhas de produção 733
Magarefes e afins 655
Trabalhadores operacionais de conservação de vias permanentes (exceto trilhos) 426
Trabalhadores de embalagem e de etiquetagem 364
Trabalhadores de estruturas de alvenaria 350
Trabalhadores da fabricação de cerâmica estrutural para construção 263
Trabalhadores na operação de máquinas de terraplenagem e fundações 236
Apontadores e conferentes 228

 

Em relação ao nível superior, as áreas de gestão, construção e informática serão as que mais vão precisar qualificar profissionais no período de 2019 a 2023, de acordo com o Mapa do Trabalho:

Áreas com maior demanda por formação – Superior

Áreas Demanda 2019-2023
Gestão 366
Construção 329
Informática 229
Eletroeletrônica 69
Logística e transporte 40

 

Ocupações industriais com maior demanda por formação dentro e fora da indústria – Superior

Ocupações Profissionais a serem qualificados
Engenheiros civis e afins 249
Analistas de tecnologia da informação 189
Engenheiros eletricistas, eletrônicos e afins 69
Arquitetos e urbanistas 67
Gerentes de produção e operações em empresa da indústria extrativa, de transformação e de serviços de utilidade pública 64
Gerentes de suprimentos e afins 32
Gerentes de tecnologia da informação 25
Engenheiros de produção, qualidade, segurança e afins 17
Administradores de tecnologia da informação 13
Gerentes de manutenção e afins 9

 

METODOLOGIA – O Mapa do Trabalho Industrial é elaborado a partir de cenários que estimam o comportamento da economia brasileira e dos seus setores; projeta o impacto sobre o mercado de trabalho e estima a demanda por formação profissional industrial (formação inicial e continuada). As projeções e estimativas são desagregadas no campo geográfico, setorial e ocupacional, e servem como parâmetro para o planejamento da oferta de cursos do SENAI.

Na opinião de Rafael Lucchesi, conhecer as necessidades do mercado é fundamental para o planejamento da oferta de formação profissional. “O SENAI é referência em educação profissional porque está alinhado com as necessidades da indústria e mantém seus cursos atualizados com o que existe de mais avançado em termos de tecnologia”, explica.

A instituição possui o Modelo SENAI de Prospecção, que permite prever quais serão as tecnologias utilizadas no ambiente de trabalho em um horizonte de cinco a dez anos. A metodologia já foi transferida a instituições de mais de 20 países na América do Sul e no Caribe. O método foi apontado ainda pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como exemplo de experiência bem sucedida na identificação da formação profissional alinhada às necessidades futuras das empresas.

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