18 de abril de 2024

Acreana que participou do Shark Tank Brasil e eventos, com Caroline Alves

Esta semana a empreendedora acreana Amanda Vasconcelos, chamou atenção de todo o país ao apresentar seu empreendimento no programa Shark Tank Brasil. Amanda deixou o estado do Acre aos 20 anos para estudar arquitetura em na capital paulista. Mas, motivada pela saudade dos temperos acreanos, Amanda acabou largando a faculdade e apostando na ideia do primeiro restaurante acreano em São Paulo, a Casa Tucupi. Quem está sempre por aqui, sabe que meu foco é contar histórias inspiradoras, promover negócios inovadores e trazer conteúdos educativos relevantes, desta forma, eu não poderia deixar de buscar mais detalhes sobre essa acreana arrojada e sobre essa incrível experiencia de estar “no tanque com tubarões.”

ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

CAROL: Amanda, gostaria de começar parabenizando você por sua apresentação no Shark Tank Brasil, eu imagino que não deva ser nada fácil estar diante dos tubarões expondo seu negócio, mas você foi ótima e como acreana me sinto orgulhosa e muito bem representada. Obrigada por estar compartilhando essa experiencia conosco.

Você poderia falar um pouco de você, de onde você é no Acre, das suas origens, família e o que te levou até São Paulo?

AMANDA: Imagina, é um prazer compartilhar! Sou de Rio Branco capital mesmo, de uma típica família acreana com origens nordestinas. Avô seringueiro, avó professora, toda minha família é do Acre. Eu vim pra São Paulo aos 20 anos pra estudar arquitetura e me apaixonei pela cidade.

CAROL: Você sempre pensou em empreender? Alguém na sua família empreende? Quem ou o que te inspirou?

AMANDA: (Risos) Eu sempre tive muitas ideias, desde criança, primeiro eu pensava em ter um salão de beleza, um parque de diversão, depois eu queria ter um bar. Mas eu nunca tive quem investisse em mim, acho que por isso eu escolhi a arquitetura, se eu não podia empreender então vou construir empreendimentos. Foi uma surpresa pra todo mundo eu ter aberto um restaurante, porque eu não sabia cozinhar e minha vontade era ter um bar, com drinks acreanos e costelinha de tambaqui. Mas a saudade do tempero dai, me fez ter vontade de ter um restaurante só de comidas acreanas. Eu pensava várias coisas, em contratar um chef de cozinha, “viajava na maionese”. Como eu poderia fazer isso sem dinheiro?! Foi aí que tive que aprender a cozinhar, meu pai passou a me mandar os ingredientes eu fui me virando pra fazer. Minha mãe tem uma empresa de telecomunicação, uma empresa pequena, meu pai já teve uma construtora e minha irmã tem uma loja de roupas. Minha família é bem empreendedora, e eu também busco me inspirar em cada história que eu conheço.

CAROL: Quando você compartilhou sua ideia com amigos e familiares, como foi a reação deles? Quem incentivos você recebeu? Você precisou trabalhar para construir a confiança neles sobre o seu negócio?

AMANDA: (Risos) Nisto aí, eu ainda estou trabalhando e muito. Quando eu tive a ideia de fazer meu primeiro evento de comida, eu contei para os meus amigos e eles comentaram que eu estava doida, mas uma amiga minha, Juliana Leite, me incentivou e me emprestou dinheiro, então eu fiz esse primeiro evento com a ajuda dela, minha família ficou sem entender nada. Mas o evento foi um sucesso, eu fiz um Ceviche marinado no tucupi, ficou ótimo e nós vendemos mais de 400 pratos. Ai então eu decidi que queria mesmo fazer isso e tranquei a faculdade. Minha família não entendeu, afinal eu havia saído de casa para ir estudar fora, acabou que eu não tive muito apoio familiar neste começo e eu tive trabalhar muito pra mostrar pra eles que era o que eu queria, eu acho que eles ainda estão tentando entender isso. Muita gente ainda pergunta quando eu vou terminar a faculdade, mas eu não tenho interesse em terminar.

CAROL: Que incentivos, conselhos, apoio, você recebeu que foram fundamentais pra que seu projeto saísse do papel e se tornasse o primeiro restaurante acreano na maior cidade do país?

AMANDA: Um apoio fundamental que recebi veio do meu namorado. O Giorgio, sempre me incentivou e quando no começo as coisas estavam muito difíceis, um evento era bom o outro era muito ruim, eu pensei várias vezes em desistir, mas ele estava sempre me incentivando e foi fundamental para que eu não desistisse. Agora com o restaurante, as coisas ficam um pouco mais estáveis, mas ainda tem muita dificuldade, muitas questões burocráticas, os impostos, essas coisas que todo empreendedor passa.

CAROL: Que momento, relacionado ao seu empreendimento, você diria que foi o mais difícil ou que exigiu mais dedicação e força da sua parte? Em algum momento você achou que não seria capaz, do que você sentiu ou sente medo?

AMANDA: Um momento bem difícil, foi quando eu foi passar três meses no mirante do parque, um ponto turístico bastante movimentado, eu me preparei pra isso mas mesmo assim foi muito difícil, eu tive que liderar uma equipe de mais de 10 pessoas, aos finais de semana nós chagávamos a atender até 800 pessoas em um dia, foram praticamente três meses sem dormir trabalhando direto, foi muito difícil mais também foi muito legal. Quando acabou a primeira semana eu chorei muito pensado no quando foi difícil, mais se eu consegui a primeira eu iria conseguir dar conta de tudo nas outras semanas. Eu tive muito medo das críticas, mas a aceitação foi muito boa. Esse momento me trouxe muita satisfação e me fez pensar que eu estava realmente no caminho certo.

CAROL: Sobre o shark tank: O que fez com que você quisesse participar? Foi a primeira vez que você participou de uma roda de investimento?

AMANDA: Foi a primeira vez que eu participei de uma roda de investimentos. Eu quis ir, porque o não eu já tinha. E eu pensava também na visibilidade que isso iria trazer para o restaurante.

CAROL: Como você recebeu a notícia de terem sido selecionados para participar do programa? Quais suas expectativas? Você deve ter ficado com o coração a mil, conta tudo!

AMANDA: Quando eu fiz a inscrição eu não achava que a gente seria selecionado. Aí quando eles chamaram pra o primeiro pitch eu fiquei muito nervosa, eu quase chorei de tanto nervosismo. E quando veio o feedback deles, foi muito duro. Esse primeiro pitch foi com os consultores do programa, a gente só tem contato com os tubarões na hora do tank mesmo. Então por tudo feedback que os consultores passaram do nosso pitch, eu achei que não seriamos chamados para gravar, mas fomos! (risos) E vamos lá ficar nervosa de novo. Os momentos que antecedem a apresentação, nós ficamos com os outros empreendedores, todo mundo muito concentrado, a gente almoça junto conversa um pouco, pude conhecer muitas histórias bacanas. Foi muito legal!

CAROL: Agora, deixa um recadinho para os leitores da coluna.

AMANDA: Persistam! A gente não colhe os frutos do dia pra noite. O segredo realmente é não desistir. Sejam orgulhosos da cultura acreana, valorizem os produtos da terra. Tem muita coisa boa nosso estado que pode ser trabalhada. Só nessa história de o Acre existe o Acre não existe, a gente já consegue um potencial de venda muito forte, é mundial isso, chega gringo aqui no restaurante falando que o Acre não existe, temos que aprender a usar isso a nosso favor. Apaixone-se pelo que você faz! Eu fico muito feliz quando vem alguém aqui no restaurante que come a minha comida e depois chora de emoção, lembrando do estado, lembrando da família, é muito gratificante!

@casatucupi

Quando estiver em São Paulo visite a Casa Tucupi. Está localizado na Rua Major Maragliano, 74
04017-030 São Paulo.

Foto:Raul Fonseca

Foto: Victor Miranda

COSTUMER EXPERIENCE

Em português, Experiência do Cliente. É a percepção física, emocional e racional do cliente sobre uma empresa ou produto. Essa percepção é construída através do relacionamento e pontos de contato. Cada vez mais, as empresas têm buscado maneira melhorar as experiências do cliente, criando uma interação positiva, quando as impressões são positivas o cliente se torna mais fiel.

O empreendedor pode investir na experiencia do cliente de diversas formas, no espaço físico ou virtual, e é importante que além de possibilitar impressões positivas, mostrando que se importa com o cliente, os gestores estejam atentos também a medir essas experiências, para através delas traçar planos e metodologias mais eficazes para o seu negócio.

Foi o que fizeram os gestores da Loja Opção. A Loja atua no seguimento de presentes, assessórios e maquiagem, e foi pensando em como melhorar a experiência de compra das clientes, que eles investiram no Espaço Makeup, produzido para quem se interessam por maquiagem. O espaço conta com uma maquiadora profissional a disposição das clientes que faz orientações, ensina sobre a forma correta de aplicação dos produtos e faz testes direto na pele da cliente. Com a implantação desse espaço quem decide comprar suas makes na Loja Opção, sabe que além de aproveitar a variedade da loja, sai de lá com o produto ideal para seu tipo de pele.

A loja está localizada na Av. Nações Unidas 2964/ 3115. Estação Experimental.

@lojaopçãorb

AGENDA DE EVENTOS

Você Já ouviu falar de Assistente Virtual? Entenda mais sobre uma das profissões mais promissoras do presente e do futuro , com as competentes Cris Freire e Williane Silva. O Evento acontecerá no IFAC, durante a programação da II Semana Acadêmica de Administração. O evento é gratuito. Saiba mais, CLICANDO AQUI.

O “Nunca foi só batom” é um evento voltado para o público empreendedor feminino. Trata-se de uma Oficina , em que empreendedoras poderão utilizar algumas metodologias para desenhar melhor o seu negócio. O objetivo é que a partir das atividades práticas desenvolvidas, as participantes possam traças estratégias mais assertivas e efetivas para o sucesso do seu empreendimento.

O evento será realizado na sede do SEBRAE, dia 21 de setembro das 8:30h ás 13:30h. Corre que as vagas são limitadas! Mais informações pelo WhatsApp: (68) 99934-3076 Carol. Inscreva-se AQUI.

Sugestão de Pauta: @asfcarol

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost