Ícone do site ContilNet Notícias

Afinal, quem bateu em quem, durante os protestos dos servidores da Saúde?

Por WÂNIA PINHEIRO, DO CONTILNET

Casca de banana

O direito de fazer greve é constitucional, mas convenhamos, o coronel Rezende, subsecretário de saúde caiu em uma verdadeira casca de banana. Estava na cara que os sindicalistas iriam lhe provocar até ir as vias de fato se fosse necessário, na tentativa de jogar a equipe da Saúde, comandada pela secretária Mônica Feres, de encontro ao sistema.

Estratégia errada

Ir para o confronto, receber de peito aberto os sindicalistas foi uma estratégia errada do comando da Saúde e, principalmente, o coronel Jorge Rezende. Celulares ligados e filmando tudo, não deu outra, lá estamparam a cara do Rezende em todos os sites e jornais. Um capítulo ruim para o governador Gladson Cameli que tanto vem se esforçando para colocar o setor nos trilhos.

Quem bateu primeiro?

Mas uma coisa ficou clara em um vídeo divulgado no ContilNet e nas redes sociais: o murro que o deputado Jenilson Leite deu no coronel. Basta ver o vídeo. E deu pra ver, também, que o coronel não é de levar desaforo para casa. Só não foi às vias de fato porque foi contido por seguranças.

Adailton avisou

O assessor de Articulação do governo estadual, Alysson Bestene, vinha mantendo diálogo há pelo menos uma semana com os sindicalistas. Após uma longa reunião na Casa Civil, na última sexta-feira, o presidente do Sintesac, Adailton Cruz avisou que a greve estava mantida para esta terça. E cumpriu a palavra.

Alysson

Quem acompanha os bastidores do governo sabe o quanto Alysson Bestene se esforçou para evitar o tumulto que ocorreu na manhã desta terça-feira, na entrada da Sesacre. Mas uma adorinha só não faz verão.

Informação do líder

O deputado e líder do governo, Luiz Tchê, informou em entrevista coletiva que a situação de mil pais de famílias que estavam ameaçados de ir para o olho da rua, no Pró-saúde, foi prorrogada por mais três anos.

Homem do diálogo

Todo mundo sabe que o deputado Luís Tchê não é homem de briga, mas do diálogo. Ele foi muito corajoso em subir na tribuna da Aleac nesta terça, enquanto manifestante se agitavam nas galerias. Tchê não se intimidou e fez um bom discurso.

Caso de polícia

O coronel Rezende, segundo a coluna apurou, procurou a delegacia para registrar queixa-crime contra o deputado Jenilson Leite, assim como o parlamento, sugerido pelo deputado Roberto Duarte (MDB), deve procurar o mesmo segmento para registrar queixa contra Rezende.

Rocha com grevistas

O governador em exercício, Major Rocha, deve se reunir com o movimento grevista às 15 horas desta quarta-feira (11). Embora seja militar, o major reformado do Acre tem habilidade de sobra para negociar com os sindicalistas. Ele se juntará ao esforço do secretário de Articulação Política Alysson Bestene nas investidas que têm, nesse primeiro momento, como principal pauta acalmar os ânimos entre as partes.

Longe daqui

O governador Gladson Cameli que cumpre agenda internacional, acompanha tudo através das redes sociais. Se tivesse no estado, certamente, as coisas seriam diferentes. Cameli vai para o meio do movimento, senta no banco, ouve as reivindicações e delibera aquilo que pode ser feito. Foi assim com o movimento dos policiais civis deflagrado em frente ao Palácio Rio Branco.

Nicolau

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Junior, suspendeu a sessão após o grande expediente para conversar com representantes de vários sindicatos da área de saúde. Uma atitude elogiada por lideranças da oposição e aliados do atual governo.

Homem do diálogo

Nicolau Junior é cunhado do governador Gladson Cameli, e desde que assumiu a presidência da Aleac sempre procura resolver com tranquilidade as ‘pedengas’ que ocorrem entre o executivo e o parlamento. Ele disse aos sindicalistas que o legislativo não irá se ausentar dos debates e que o governador Gladson Cameli vem demonstrando boa vontade para resolver os problemas da saúde, e também de outros setores do estado. “Não tenho dúvidas que o diálogo é o melhor caminho”, disse o presidente.

Frase pontual

“Por vias democráticas a transformação que o Brasil quer não acontecerá na velocidade que almejamos… e se isso acontecer. Só vejo todo dia a roda girando em torno do próprio eixo e os que sempre nos dominaram continuam nos dominando de jeitos diferentes!” Disse Carlos Bolsonaro.

Fora do tom

Deputado Daniel Zen (PT) faz um mandato muito equilibrado, diria até que ético. Mas exagerou ontem, talvez levado pelo calor do debate, ao afirmar que a Frente Popular sempre dialogou com os sindicalistas. Se assim fosse, o Carioca hoje tivesse em uma posição mais confortável capaz até de sair para uma candidatura majoritária.

Turismo de capacitação

Os cursos de capacitação da Câmara de Vereadores de Rio Branco em cidades litorâneas já deveriam estar na mira dos órgãos controladores. Qual mesmo a necessidade dessa reciclagem e por que todas elas são feitas em regiões de belas praias?

Bom Friale

O mago do tempo, Davi Friale prevê temperaturas acima dos 37 graus essa semana em todo o estado. Friale tem acertado todas as últimas previsões. Redobra-se as atenções com a saúde, principalmente para crianças e idosos que sofrem com esse clima amazônico.

Água na fervura

As chuvas que caíram na capital nos últimos dias colocaram água nos focos ativos de queimadas. Setembro está apenas em sua segunda semana. Com os níveis de umidade baixos, a atenção precisa ser redobrada também para os riscos de queimadas. Uma simples batuca de cigarro pode provocar incêndios de grandes proporções.

Sair da versão mobile