A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou no fim desta sexta-feira (27) que a bandeira tarifária para o mês de outubro de 2019 será na cor amarela, com acréscimo de R 1,50 extra para cada 100 quilowatts-hora. Em agosto e setembro houve a cobrança da bandeira tarifária vermelha, no patamar 1, com um acréscimo de R$ 4 a cada 100 kWh consumidos.
De acordo com a agência, a decisão de alterar a bandeira se deve ao fato de outubro ser um mês de transição entre a estação seca e a chuvosa. Com isso, diminuiu a necessidade de acionar usinas termelétricas, que possuem custo de geração de energia mais caro.
“A previsão hidrológica para o mês sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, o que também permitirá reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico”, disse a Aneel.
Criado pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.