Aprendendo criatividade para impulsionar negócios, dicas e dentinho

Pipoqueiros, advogados, médicos, todos estão buscando novas ideias e diferenciais, para seus produtos e serviços.

Nem sempre é fácil ser criativo e inovador, além do quê, o fato de simplesmente ter uma ideia, não vai garantir sucesso a ninguém. Uma ideia sem execução não gera efeito. Mas todo processo de criação no mundo começou de uma ideia.

Essa busca pela criatividade, não é só para quem busca ter uma ideia capaz de revolucionar o mundo, você pode começar criando ou melhorando algo para si próprio, o que está completamente ao seu alcance!

Mas será possível aprender a criatividade? Tornar-se uma pessoa criativa? Ou a criatividade é um dom, uma característica definhada por nosso código genético?

APRENDENDO CRIATIVIDADE

Graças a Deus, podemos sim aprender criatividade. Não existe nenhum consenso entre os cientistas que apontem que a criatividade seja uma herança genética. Pelo contrário, muito estudiosos, afirmam que a criatividade é fruto de uma comunicação entre diversas áreas do nosso cérebro.

Ninguém nasce criativo, ao que tudo indica. Criatividade é uma habilidade que podemos desenvolver ao longo da vida, desde os primeiros meses de vida. E como habilidade precisa ser desenvolvida, exercitada, treinada.

COMO TORNAR-SE MAIS CRIATIVO E AGREGAR VALOR AO SEU EMPREENDIMENTO

Com algumas leituras e um “tiquinho” de experiências. Consegui montar um apanhado de dicas bem legais para quem deseja tornar-se mais criativo e aplicar criatividade ao seu modelo de negócio.

  • SEJA CURIOSO

Estude o que já existe no seu ramo de atuação, o que os profissionais da sua área já fazem, quais as “dores”, dificuldades, medos e desejos das pessoas. É muito importante que você esteja antenado, para não acabar desenvolvendo algo improdutivo, algo que não resolve o problema de ninguém e que não gera efeito no seu empreendimento.

  • ACABE COM AS CRENÇAS LIMITANTES

Não posso! Não consigo! Não é para mim!

Se você é desses que fica se apegando a esse tipo de pensamento. Você provavelmente é o menos tipo de pessoa que não reconhece nunca o esforço dos outros, e está sempre dizendo, que as pessoas tiveram sucesso, porque tiveram sorte!

Seja Otimista e Autoconfiante. “Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos” (Eduardo Galeano).

  • RABISQUE

Não confie na memória. Anote sempre! Bloco de notas do celular, ou lápis e caneta na mão, não importa. Quando você começa a rabiscar, é a primeira forma de externar as ideias, é você começando a trazer algo da imaginação para o mundo concreto.

  • TIRE UM TEMPO PARA REFLETIR

As vezes ficamos tão focados na parte operacional que não vemos as coisas que acontecem a nossa volta. Tenha um tempo de reflexão, um tempo para pensar no seu negócio. Neste tempo, você pode sair do seu ambiente comum de trabalho, e ir para um lugar silencioso onde você não seja interrompido e tentar ver o negócio de fora, como um cliente veria.

  • SEJA POSITIVO E BEM HUMORADO

Tenha positividade e bom humor mesmo em momentos de crise. A negatividade e a raiva, cegam, matam a criatividade. Nesses momentos de pessimismo você só vai conseguir atrair mais pessimismo. Não cultive mal humor.

  • TESTE

Faça testes, sem medo do julgamento. Peça feedbacks dos clientes. Interaja nas redes sociais, para saber o que eles gostam, o que desejam e o que não gostam.

INSPIRAÇÃO DENTINHO DO AMOR

Agora você vai conhecer a história da Drª Ana Caroline, e saber como ele tem usado a criatividade para inovar em seu consultório odontológico.

Muita gente tem medo de ir ao dentista, para muitos adultos chega a ser uma tortura só de imaginar aquele cenário com aquela cadeira fria, as luzes e os sons dos aparelhos. Imagine então, que criança se sentiria à vontade com isso!?

Só os pacientes da Drª Caroline, que resolveu atender de uma forma diferente as crianças e tem conquistado a confiança não só dos pequenos, mas também dos pais, que com certeza, saem ainda mais encantados que os filhos. “Já atendi várias crianças, muitas delas portadoras de necessidades especiais, onde os pais chegam simplesmente desesperados, pois já haviam procurado atendimento em outros lugares seus filhos não deixavam realizar os procedimentos. Eu sempre muito atenciosa e carinhosa, converso, mostro a sala e aos poucos vou ganhando a confiança deles. Os pais ficavam maravilhados, e as crianças? Me amam e segundo os pais contam os dias para voltar ao atendimento. A ideia dos jalecos fantasias surgiu como uma forma de fazer um atendimento mais lúdico, fazendo com que de certa forma eles amenizem seus medos, e que seja uma experiência divertida e para tentar diminuir ao máximo a ideia de que dentista é uma coisa assustadora, chata e dolorosa.”

Além de melhorar a efetividade no atendimento, esse tipo de conduta, evita que a criança desenvolva traumas por excesso de medo e ansiedade. “É natural que as crianças tenham medo do novo, principalmente as que nunca foram a um consultório odontológico antes. Além das melhorias implantadas no atendimento eu sempre oriento os pais a conversarem com seus filhos, sem fazer pressão psicológica, ou colocar medo na criança! Devem sempre os encorajar e deixar bem claro que tudo que estão fazendo é para o bem deles. Técnicas como segurar na mão do filho, elogiar a criança que estiver cooperando durante o atendimento, tudo isso são formas de reduzir os medos e ansiedades das crianças.”

Você pode conhecer mais sobre o trabalho da Drª Ana Karolina visitando o perfil dela no instagram @dentinhodoamor, onde sempre posta dicas e informações muito importantes! O consultório está localizado próximo a rotatória da AABB na clínica COI – Centro de Odontologia Integrada, Telefone pra contato : 99925-7575 .

“Quanto mais cedo for o contato do seu filho com o dentista melhor será a adaptação! Visitas com intervalos entre 6 meses é o que nós indicamos, prevenir é sempre a melhor solução! Consultas de prevenção são as melhores escolhas!” Dra. Ana Caroline Gonçalves – CRO/AC 1232.

DIA DOS ADMINISTRADORES

Eu não poderia encerrar essa coluna sem parabenizar aos administradores, em especial aos acreanos, pelo seu dia. Afinal “Os bons resultados de uma empresa passam pelo administrador!”

“Administrar é olhar para o passado, narrar o presente e preparar alternativas melhores para o futuro. Com ela se converte sonho em realidade, talento em sucesso. Criamos capacidade e proporcionamos construção de riquezas, inovações e expressamos de várias maneiras o nosso amor pela profissão.”

ME CONTA

O que você tem feito? Onde você tem aplicado sua criatividade? Que dicas você daria? Tem uma sugestão de pauta? O que você gostaria que abordássemos aqui? @asfcarol.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Aprendendo criatividade para impulsionar negócios, dicas e dentinho