Baile ‘Amigos de Sena’ será neste sábado e mesas estão à venda

O passar dos anos e a distância – com algumas pessoas morando Brasil a fora, a alguns milhares de quilômetros de Sena Madureira – não são suficientes para abalar amizades de conterrâneos do município da região do Vale do Iaco e que, no próximo dia 25 de setembro, completa 115 anos de fundação. O município foi fundado após a celebração do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, que pacificou o Acre em relação à guerra com os bolivianos, quando o general Siqueira de Meneses, cumprindo missão, chegou às terras do Seringal Santa Fé, às margens do Rio Iaco, em 25 de setembro de 1904, onde fundou Sena Madureira, cujo nome homenageia o coronel do Exército Brasileiro, Antônio Senna Madureira, companheiro de farda do velho oficial na Guerra do Paraguai.

Neste mais de um século de existência, a população de Sena Madureira, estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística) em 45.177 pessoas, se espalhou pelo país inteiro, além do exterior. Três amigas de infância que nasceram em Sena e que hoje moram fora do município, em Rio Branco, resolveram desafiar o tempo e a distância para anualmente reunir amigos, parentes e conhecidos que foram circunstancialmente obrigados a deixarem a terra em que nasceram.

A professora aposentada Nazaré Guedes, casada, mãe de três filhos já adultos, aos 68 anos de idade, é a coordenadora dos encontros entre os senamadureirenses que moram fora, inclusive do Acre. Ela revela que a ideia surgiu a partir de um grupo de WhatssAapp na Internet, com cerca de 150 a 160 pessoas de Sena Madureira que, no entanto, moram ao redor do Brasil. É gente que vive em Porto Velho (RO), em Manaus (AM), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF).

Gean Martins, um bancário de Sena Madureira que mora em Rondônia, segundo Nazaré Guedes, foi quem teve a ideia de reunir todo este pessoal além das redes sociais. O primeiro encontro ocorreu há três anos e o sucesso levou a se repetir no ano seguinte e novamente agora, em 2019.

O encontro consiste em, três dias antes do aniversário da cidade, reuniões, reencontros, orações, sessão de fotos, baile – enfim, uma sessão de pura nostalgia. “É muito bom a gente poder reencontrar pessoas que fizeram parte de nossas vidas”, disse Nazaré Guedes, que conta ainda com a ajuda das amigas Ana Maria Oliveira, funcionária aposentada da Universidade Federal do Acre (Ufac), e Maria Costa, que também é de sena mas vive em Rio Branco, para organizar os encontros. “É puro diletantismo, mas a organização pé trabalhosa”, admitiu.

Na programação do encontro para este ano, que começa dia 21, haverá a recepção do Bar Passatempo, um dos mais tradicionais da cidade, e consta ainda um baile na sede da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), com o cantor Jota Alves e Banda, e o encerramento no Balneário Curió, no dia 23. Haverá também torneio de futebol, nas categorias masculino e feminino. Os dois dias seguintes são reservados ao acompanhamento das solenidades oficiais do aniversário da cidade.

Para participar da festa, os interessados podem adquirir uma mesa com 4 cadeiras, no valor de R$ 150.

Mais informações e vendas pelos números (68) 99223-5252/ (68) 99932-0536/ (68) 999682748.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost