Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden

Hamza bin Laden, o filho apontado como sucessor de Osama bin Laden, foi morto em uma operação americana de combate ao terrorismo, confirmou neste sábado (14) o governo dos EUA. A operação ocorreu na região da fronteira entre Afeganistão e Paquistão, mas o governo americano não especificou a data em que ela ocorreu. A imprensa já tinha anunciado a morte dele no fim de julho deste ano, citando fontes anônimas.

O comunicado do governo americano afirma ainda que “a perda de Hamza bin Laden não apenas priva a Al-Qaeda de importantes habilidades de liderança e da conexão simbólica com o pai dele, mas prejudica importantes atividades operacionais do grupo”.

A Al-Qaeda, comandada por Osama bin Laden, foi a rede que perpetrou o atentado ao World Trade Center em setembro de 2001, deixando cerca de 3 mil mortos.

Estados Unidos confirma a morte do filho de Osama Bin Laden/G1

Príncipe-herdeiro da Jihad

Em fevereiro deste ano, os Estados Unidos anunciaram uma recompensa de US$ 1 milhão por informações sobre o paradeiro de Hamza, que tinha cerca de 30 anos, ao catalogá-lo como um dirigente em ascensão no grupo extremista Al-Qaeda.

Há documentos – entre eles, as cartas reveladas pela agência France Presse em 2015 – que mostram que Osama Bin Laden pretendia que Hamza tivesse êxito à frente da Jihad global antiocidental. Por isso, ele costuma ser chamado de “príncipe-herdeiro da Jihad”. Ela já tinha expressado o desejo de vingar a morte de seu pai, assassinado em 2011 por soldados americanos no Paquistão.

A localização de Hamza bin Laden foi alvo de especulações por anos. Autoridades receberam informações de que ele estaria no Paquistão, no Afeganistão ou, até mesmo, em prisão domiciliar no Irã.

No fim de 2017, a CIA revelou arquivos do líder jihadista apreendidos durante a operação americana em 2011, na qual o extremista foi morto no Paquistão. Entre eles, está um vídeo do casamento de Hamza, aparentemente no Irã.

A noiva seria a filha de Mohammed Atta, um dos suicidas que pilotava um dos aviões que se chocaram contra as Torre Gêmeas de Nova York em 11 de setembro de 2001.

Hamza era filho de Khairiah Sabar, uma das três viúvas de Osama, segundo o “The Guardian”. Ele era o décimo quinto filho dos 20 do terrorista.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Casa Branca confirma morte de filho de Osama bin Laden