19 de abril de 2024

Com fama de pacificador, Nicolau Junior assume o governo do Acre por três dias

Nicolau governador

A partir desta sexta-feira (13) até a próxima terça, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Junior, acumula o cargo de governador em exercício. O vice-governador Major Rocha viajou para Brasília onde cumpre agenda. O governador Gladson Cameli chega também na terça-feira da Alemanha.

Aprendeu rápido

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Junior aprendeu rápido os matizes do poder. Foi aprovado na primeira prova de fogo da base governista quando suspendeu a sessão ordinária de terça-feira para receber os grevistas e buscar junto com o Palácio Rio Branco uma solução rápida para a crise.

Pacificador

O mais impressionante é que Nicolau não perde a tranquilidade por nada. É um dos presidentes mais pacificador que já passou pela Assembleia Legislativa do Acre. Maioria dos parlamentares tecem elogios a sua forma de fazer gestão.

Vai de Bolsonaro

O ex-vereador Zenil Chaes se filiou ao PSL, do presidente Jair Bolsonaro. Ele deverá comandar o partido em Sena Madureira, seu maior reduto eleitoral. Zenil é o atual presidente do Depasa, onde vem fazendo uma gestão equilibrada e resolvendo problemas jurássicos no setor.

Arrojado

Quem conhece Zenil, sabe que sempre foi um cara arrojado, e que hoje é um dos melhores nomes para disputar a prefeitura de Sena Madureira.

Juntos e misturados

Ele disse à coluna que vem caminhando com o deputado Ghelen Diniz, com a prefeita Toinha, o vereador Josandro e a publicitária Charlene Lima. “Estamos montando nossas chapas de vereador, e conversando para apresentar em breve o nome que irá disputar a prefeitura de Sena. Mas meu foco neste momento é o trabalho que venho fazendo no Depasa, onde tenho muitos problemas para resolver. Preciso, antes de tudo, honrar a confiança que foi depositada em mim pelo governador Gladson Cameli e o senador Marcio Bittar”, explica.

Ciumeira

Dizem que a presença do vice-governador Major Rocha na posse do prefeito André Maia, em Senador Guiomard na manhã de ontem (12) para prestigiar a volta do prefeito ao cargo, causou ciumeira dentro do grupo comandando por ele e o governador Gladson Cameli.

Eleições 2020

Quem está próximo ao vice-governador garante: ele vem fazendo política 24 horas, e capitaneou o apoio de Maia para a pré-candidatura da professora Branca em 2020.

Não abre mão

Dizem que de todas as pré-candidaturas do interior, o militar não abre mão da pré-candidatura da professora Branca em Senador Guiomard. Ela perdeu a eleição por poucos mais de 300 votos numa composição de três candidaturas. A professora já teria o apoio da família Miltão e do ex-prefeito Celso Ribeiro.

Rolo compressor

O vice-governador não está preocupado para uma possível pré-candidatura do vereador Gilson da Funerária, que é do partido do governador e dirigiu a prefeitura durante afastamento jurídico do prefeito André Maia.

Lei do mais forte

Mas quem entende o mínimo de política sabe que Rocha não está errado. Em política é assim: quem for podre, que se quebre.

O James continua sendo

Rocha e seu grupo não podem esquecer que no Quinari, o ex-prefeito James Gomes continua sendo uma grande liderança política. É um dos mais habilidosos e ajuda a comandar o mandato de senador da esposa, Mailza Gomes, que tem se destacado bastante no Senado e nos mais longínquos grotões do nosso Acre. Ela tem andado de Santa Rosa a Assis Brasil.

Marido águia

Mailza é hoje um nome natural para a disputa da única vaga de Senado. Ela tem uma equipe muito boa, e como já disse: um marido que é uma águia na política. Portanto não a subestimem!

No Alto Acre

A senadora Mailza Gomes (Progressistas-Ac) seguiu cedo para o Alto Acre onde cumpre agenda nos municípios de Brasileia e Epitaciolândia. Para a primeira cidade ela vai destinar R$ 1,2 milhão em emendas individuais. Essa semana, sua articulação foi fundamental para que a bancada federal pedisse à Casa Civil do Palácio do Planalto, a inclusão do estado no programa piloto de segurança pública comandado pelo ministro Sérgio Moro.

Já dizia Maquiavel

“A política tem pelo menos duas caras. A que se expõe aos olhos do público e a que transita nos bastidores do poder”. Assim podemos entender esse plano ousado de tentar tirar da linha sucessória o governador Gladson Cameli.

Arrependido

Um morador da bairro Irineu Serra disse à coluna na manhã de hoje que ao encontrar o ex-governador Tião Viana no centro da cidade, perguntou se ele ainda seria candidato a alguma coisa. O mesmo, segundo o senhor, respondeu: “Deus me livre, nunca mais, isso é coisa ruim”.

Teve a chance

O ex-governador teve a chance de descobrir que não tinha o tino político em 2014, quando concorreu à reeleição. Tião entra para a história como o petista que perdeu o comando do estado para a oposição. Isso deve pesar muito no seu currículo. Creio que agora está no ramo certo, medicando e dando aula, formando novos doutores.

Resultados

Os deputados nem apresentaram ainda o relatório final da CPI da Energia, que prometeu baixar o valor da conta caríssima paga pelos acreanos, e já ensaia uma nova investigação, desta vez, nos empréstimos firmados entre o servidor público e as instituições financeiras. Será que teremos uma nova pizza?

Nova linha

O retorno do voo através da empresa azul para Porto Velho deve ser comemorado, é mais uma alternativa para quem deseja viajar para o restante do país. O que ninguém consegue explicar são os valores das passagens aéreas cobrados pelas companhias que têm concessão no Acre. Vai entender.

Boa ideia

O grupo Som da Madeira se apresenta toda quinta-feira no Cine Teatro Recreio, no Segundo Distrito de Rio Branco, tocando, na gamileira, o melhor do chorinho. A entrada é franca e a ideia é excelente. Correia vai, aos poucos, mostrando a que veio.

Agenda positiva

A secretaria de empreendedorismo e turismo, Eliane Sinhasique, acertou na parceria com o Banco do Brasil na busca de financiamentos para os pequenos empreendedores. A linha de crédito sem burocracia deve ajudar o setor e vencer a crise, fazer capital de giro e respirar um pouco até as festas de final do ano.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost