O Bahia vive uma grande fase na Série A. Na manhã deste sábado (7), ao ampliar a fase invicta com outro triunfo, o Esquadrão ainda foi premiado com uma vaga no G6 do Campeonato Brasileiro.
A vítima da vez foi o Vasco da Gama, em São Januário, pela 18ª rodada. O tricolor venceu por 2×0, ampliando a invencibilidade para oito partidas, com quatro triunfos e quatro empates.
Os gols do triunfo vieram no segundo tempo, aproveitando lançamentos de zagueiros no ataque. Nino Paraíba, aos 10, e Gilberto, aos 15, – num golaço, por sinal – marcaram.
Com os três pontos, o Bahia chegou a 30 e pulou da 8ª para a 6ª posição na tabela. Detalhe: com a mesma pontuação do 5º, o Palmeiras, e um ponto atrás do 4º, o São Paulo. Ambos ainda jogam neste sábado.
O Internacional e o Atlético-MG, 7º e 8º colocados respectivamente, têm 27 pontos. O Colorado joga neste sábado às 19h contra o São Paulo no Beira Rio e o Atlético-MG só joga no domingo (8), às 16h, contra o Botafogo, no Rio de Janeiro.
O tricolor volta a campo no domingo (15), às 16h, na Fonte Nova, diante do Fortaleza, pela última rodada do 1º turno.
MARCOU BEM
Jogando fora de casa, o Bahia montou a boa e velha ‘arapuca’ que tanto vem dando certo na Série A. Foram três volantes e marcação com duas linhas de quatro atletas bem em frente á sua área.
O tricolor fez o seu jogo: deu a bola para o Vasco e esperou aparecer aquela bola para sorrateiramente marcar. A bola não apareceu, e o Bahia teve que saber administrar.
O Vasco teve maior posse de bola, mas o tricolor não deu nenhum espaço. Com isso, o time carioca só chutou de longe. No lance mais perigoso, aos 30 minutos, Clayton foi lançado, Douglas afastou de cabeça e a bola sobrou nos pés de Rossi, que chutou para fora.
Sutilmente, o Bahia mudou a sua postura no início da etapa final. Continuou marcando forte à frente da sua área, com duas linhas de quatro atletas, mas liberou mais Nino e Moisés para apoiarem o ataque.
E MATOU O JOGO
A bola desejada pelo tricolor, enfim, veio aos 10 minutos da etapa final. E, como vem se acostumando nesta Série A, o Bahia tratou de ser impiedoso. Como destacado, Nino se lançou ao ataque na ponta direita e recebeu um belo lançamento do zagueiro Juninho, já na quina da área.
O lateral direito dominou no peito e tocou para Gilberto na área. O camisa 9 chutou, a bola desviou na zaga e ficou com Nino, que tocou na saída de Fernando Miguel. 1×0 Bahia.
O Vasco teve uma chance concreta logo após o gol, aos 13 minutos. Rossi lançou Ribamar na área, que chutou na zaga. Na sobra, Yago Pikachu mandou por cima.
Acontece que aquela bola apareceu para o Bahia mais uma vez, agora para Gilberto, novamente num lançamento longo de zagueiro: Lucas Fonseca achou o centroavante na quina direita da área.
O camisa 9 tricolor deu uma amostra da fase incrível que vive. Depois da bola dar uma quicada, ele pegou de primeira da quina da área e soltou uma pancada, direto no gol de Fernando Miguel. Golaço: 2×0.
Nos minutos finais o Bahia continuou sólido na defesa e o Vasco, já abatido, não assustou. Assim, o Esquadrão terminou o seu 10º jogo em 18 rodadas na Série A sem sofrer gols.
Vasco 0x2 Bahia – 18ª rodada da Série A 2019
Vasco: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Henríquez, Leandro Castán e Henrique (Danilo Barcelos); Fellipe Bastos (Gabriel Pec), Marcos Júnior e Raul; Marrony, Clayton (Ribamar) e Rossi. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Moisés; Gregore, Ronaldo e Flávio; Elber (Arthur Caíke), Gilberto (Fernandão) e Lucca (Guerra). Técnico: Roger Machado.
Estádio: São Januário
Gols: Nino Paraíba, aos 10, e Gilberto, aos 15 minutos do 2º tempo
Cartão amarelo: Yago Pikachu, Henrique e Marcos Júnior (Vasco); Elber (Bahia)
Público: 19.195 pagantes
Renda: R$ 756.379,00
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Jean Marcio dos Santos (RN)