O governador do Estado em exercício, Major Rocha, participou nesta quinta-feira, 12, da abertura oficial da Expoacrelândia 2019. Esta é a primeira vez que uma feira voltada para o agronegócio e entretenimento é realizada no município. O evento é uma organização da prefeitura de Acrelândia, da Associação dos Pecuaristas do Município de Acrelândia (Aspma) e conta ainda com o apoio institucional do governo do Acre.
Durante sua fala, Major Rocha lembrou que o Acre já foi destaque por sua produção rural, porém, por decisões equivocadas de governos passados que priorizaram a florestania como modelo de desenvolvimento, o estado alcançou o fracasso social e econômico. O gestor acredita que chegou o momento de reverter este cenário e que o agronegócio é protagonista neste processo.
“Antes mesmo de chegar ao governo, já acreditávamos que o caminho para que o Acre pudesse se desenvolver era por meio da produção rural e aqui em Acrelândia vemos a comprovação disso. O coração do nosso governo é a produção rural e isso nos dá muita alegria porque o nosso estado vai voltar às suas origens, que é a produção rural. E isso vai nos ajudar a combater a violência, a falta de emprego e vai dar um outro rumo para o Acre”, pontuou Rocha.
De acordo com o prefeito de Acrelândia, Ederaldo Caetano, esta é uma excelente oportunidade para reafirmar a posição de destaque que o município conquistou no que se refere à agropecuária acreana.
“Estamos com uma expectativa muito boa com esta festa porque Acrelândia é um município que nasceu de um projeto agrícola e que sempre apostou no agronegócio e temos muitas novidades que estão sendo mostradas aqui na nossa feira e que o público vai poder conhecer e, com certeza, vai gostar”, afirmou Caetano.
A Expoacrelândia marca ainda a inauguração do parque de exposições e vaquejada governador Orleir Messias Cameli. Uma homenagem ao saudoso gestor que governou o Acre entre os anos de 1995 a 1998. A estrutura é a primeira construída no interior do estado.
Empresário paranaense acredita na mudança de governo e no potencial agrícola do Acre
A história de Moacir Comunello é muito parecida com a de muitos outros conterrâneos paranaenses que vieram para a Região Norte do país em busca de um futuro melhor.
O primeiro lugar escolhido por Comunello foi o interior do estado vizinho de Rondônia, onde apostou na agricultura. Em 2015, o empresário decidiu buscar novos horizontes em Acrelândia.
Não poderia ter escolhido melhor cidade no Acre para tocar a vida em família com foco na produção rural. Além de adquirir terras para a criação de gado, Moacir resolveu empreender nos negócios urbanos.
Em Acrelândia, abriu uma casa agropecuária que comercializa sementes, equipamentos e insumos agrícolas.
Comunello revela que a empresa vai bem e que os seus clientes voltaram a acreditar que a partir da mudança de governo e com o incentivo que vem sendo dado ao agronegócio, o estado tem tudo para se transformar em um grande celeiro de alimentos.
“Não temos outra alternativa a não ser o agronegócio porque a base da alimentação mundial começa tudo na agricultura e eu tenho muita certeza que o Acre está no caminho do desenvolvimento”, observou.
Na Expoacrelândia, o empresário montou um espaço diferenciado que vem chamando a atenção do público. Moacir fez um plantio experimental que possui cinco variedades de milho, sorgo, feijão e soja. A demonstração, segundo ele, prova de uma vez por todas que o Acre possui solo fértil e próspero.
“Essa foi uma ideia para mostrar que aqui tem potencial, a região é muito boa e o clima também. Esses fatores são importantes e demonstram que o Acre é um estado competitivo, que tem tudo para crescer e acreditamos neste governo para nos ajudar a transformar a realidade do nosso estado e trazer o verdadeiro progresso”, enfatizou.
Público comparece na primeira noite da Expoacrelândia
A primeira noite do evento foi marcada pela abertura do rodeio. Com um show pirotécnico, a atração cativou o público presente na arena. Quem marcou presença na Expoacrelândia foi o casal Edmilson Vital e Juliana da Cunha. Os dois elogiaram a organização e disseram estar empolgados com a festa.
“Superou minha expectativa. A festa está bem organizada e espero que as pessoas compareçam e prestigiem a Expoacrelândia porque esta é a vitrine que temos para mostrar o que temos de melhor na nossa agropecuária”, comentou Juliana.
Acrelândia é conhecida no estado inteiro como a terra da agricultura e da pecuária e essa é a oportunidade que temos para ver aquilo que a nossa terra produz. Estou gostando muito do espaço e pretendo retornar outras vezes”, pontuou Vital.
Milhares de pessoas são esperadas no parque de exposições Orleir Cameli até o próximo domingo, 15. Além da montaria em boi com premiação de R$ 5 mil para o campeão, a Expoacrelândia terá ainda shows musicais, torneio leiteiro, palestras e exposição de animais.