Crianças e adolescentes com idade entre nove e 14 anos terão a oportunidade de participar em Rio Branco, no Circulo Militar, de um curso de fotografia que estará sendo ministrado por facilitadoras particulares no período de 26 e 27 de outubro, sábado e domingo, mediante o pagamento de R$ 200,00 por participante. As facilitadoras do curso são Ana Paula Jansen e Lucinha Ferreira, professoras que têm a fotografia como arte e hobby, as quais já integraram o Instituto Acreano de Imagens e agora estão partindo para uma espécie de carreira solo em que, além da fotografia, elas querem ensinar os jovens nesta arte que exige muito mais que um simples olhar sobre o ser e coisas a serem fotógrafos.
A produção dos alunos, que deve chegar ao número de mais de 20 participantes, vai resultar numa exposição com os melhores trabalhos de cada. De acordo com a facilitadora Lucinha Ferreira, que é fã de Sebastião Salgado – um dos melhores fotógrafos do mundo -, pedagoga e que está fazendo pós-graduação cujo trabalho de conclusão de curso deve ser sobre a fotografia como inclusão social, a pouca idade dos participantes não é causa de nenhum problema. “Pelo contrário. Essa nova geração tem outro olhar sobre as coisas. Veem tudo com outro olhar, diferente da gente, que tem uma educação mais cartesiana”, disse. “Esta geração teen é da revolução digital, diferente de seus pais, que vêm da era analógica”, acrescentou.
De acordo com a facilitadora, para cada grupo de cinco alunos, haverá um monitor que durante os dois dias de cursos repassarão conhecimentos sobre os fundamentos básicos da fotografia, da luz e sombra e de composição de quadros. “Além disso, vão aprender como utilizar isso tudo para capturar uma imagem, com exercícios divertidos e dinâmicos, utilizando um celular ou tablete”, disse a facilitadora.
Segundo ela, o curso foi crido porque a geração atual é também a geração da fotografia. “E a fotografia está presente na vida de quase a todo mundo e faz parte até da vida escolar e social dos adolescentes, que fotografam o mundo ao seu redor para os trabalhos escolares e mídias sociais”, acrescentou.