ContilNet Notícias

“Dias de Aterro”: fotógrafo registra cotidiano em lixão no AC

Por THIAGO CABRAL, DO CONTILNET

O Sesc Centro, através do projeto Calenarte, realiza a exposição fotográfica “Dias de Aterro”, do fotografo Dhárcules Pinheiro do 5 ao dia 30 de setembro com entrada gratuita. O lançamento acontece com uma vernissage às 19h de quinta-feira (5) no salão de exposição do Sesc Centro.

O fotógrafo Dhárcules Pinheiro, responsável pela mostra, produziu também um documentário que revela o dia a dia de catadores de lixo do Aterro Inertes, que fica na Transacreana, em Rio Branco. Por um ano, o fotógrafo documentou e vivenciou a rotina dos trabalhadores que por muitas vezes são invisíveis na sociedade. Além de contar suas histórias, os catadores também fazem parte do projeto através de esculturas feitas com lixo e que vão servir de molduras para fotos. A ideia é dar um novo significado para os objetos e levar um pouco do aterro para a exposição.

“Percebi a importância que esses trabalhadores têm dentro da sociedade, transformando aquilo que muitos chamam de lixo em economia. São totalmente invisíveis e esquecidos, como até os próprios resíduos sólidos que são deixados de lado, não têm um plano de trabalho, de aposentadoria, de saúde. É toda uma insalubridade no trabalho”, contou o fotógrafo.

Já na próxima semana é a vez fotojornalista Dhárcules Pinheiro lecionar junto a professora Talita Oliveira a oficina “Fotojornalismo na Prática”, também pelo projeto Calenarte. O curso vai ocorrer entre os dias 9 e 13 de setembro no Sesc Centro e tem incrições gratuitas, que podem ser feitas através do link https://forms.gle/pJK8oBLd8tVTNZmo7

A oficina tem 20 vagas e busca refletir o papel da fotografia na produção de notícias: estudo, referências, escolhas estéticas, escolhas éticas, narrativas, técnicas, tecnologias, edição, fluxo e armazenamento. O fotógrafo apresentará o dia a dia da profissão de fotojornalista, mostrando o equipamento que utiliza, dando noções básicas de manuseio.

Sair da versão mobile