Está explicito que a revolução tecnológica favoreceu vários setores da economia que investiram pesado para melhoria de seus produtos e serviços, abriu espaço para o surgimento de novas profissões e um mundo de possibilidades empreendedoras que mudaram as relações de compra e venda em todos quase todos os setores.
Hoje, as pessoas buscam novas formas de consumir e prezam muito por praticidade e segurança. Comprar pela internet se tornou um hábito cada vez mais comum entre os consumidores: de 2011 até 2017, o faturamento das compras on-line subiu de R$ 18,7 milhões para R$ 47,7 milhões no Brasil. Em 2019, a loja virtual Amazon, se tornou a empresa mais valiosa do mundo com valor estimado em incríveis US$187,9 bilhões.
e-commerce
Ou “comércio eletrônico” em português, é uma modalidade de comércio onde os negócios e transações financeiras são realizadas via dispositivos e plataformas eletrônicas, como computadores, tablets e smartphones.
Esse tipo de comércio pode contar com diversos canais de vendas. O mais conhecido é a loja virtual. Porém, também temos outros, como marketplaces, vendas nas redes sociais e até vendas por e-mail marketing.
DICAS PARA VENDER NA INTERNET
1. Identifique seu nicho de mercado para identificar seu campo de ação.
A partir das definições de público será possível definir qual o melhor canal de entrega e relacionamento.
Use as redes sociais e faça campanhas planejadas.
2.Uma estratégia importante para todo negócio online é investir em campanhas em sites como o Google e redes sociais como o Facebook e o Instagram. Mas, se essa campanha não for bem planejada, seu investimento pode ir pelo ralo.
3.Utilize imagens de alta qualidade
Em uma loja virtual as suas imagens são sua vitrine. Por isso, cuide para que o seu catálogo de produtos tenha uma excelente apresentação.
4.Crie títulos chamativos e promoções que gerem engajamento nas redes.
Um produto dificilmente se vende sozinho. O consumidor tem sempre um olhar desconfiado em relação ao que está levando para casa. Portanto, uma das primeiras regras para vender online é criar títulos e descrições claras e objetivas sobre seus produtos.
5.Pesquise sobre ferramentas que podem te ajudar a ter mais resultados.
Existem várias ferramentas que podem auxiliar quem deseja vender online, desde plataformas para criação de sites, plataforma marketplace, gerenciadores de redes e muito mais. Pesquise e sai na frente!
AZUL PIMENTA PRESENTES CRIATIVOS
A empreendedora Daniela Abecassis, resolveu inovar no ramo de presentes para oferecer aos seus clientes, opções divertidas e personalizadas de presentear, além da comodidade na compra e entrega.
Daniela, tem usado as redes sociais para divulgar as fotos dos produtos já com os valores, segundo ela, a maioria dos seus clientes fazem a escolha direto na rede social. Presente escolhido, o cliente informa onde deve ser feita a entrega e recebe o produto já embalado. O cliente pode ainda, apontar quais opções de presente ficou interessado, Daniela leva os presentes de interesse até o local indicado, onde o comprador poderá escolher o que melhor corresponde a sua necessidade. “Minha satisfação é ver meu cliente satisfeito, eu levo os presentes até à casa do cliente, ou onde ele preferir. Eu até prefiro que ele escolha os produtos que ele mais gostou, assim eu levo várias opções, o cliente toca, sente o produto e as chances de ele ficar satisfeito com a compra e voltar a comprar da Azul Pimenta é maior.”
A Azul Pimenta começou sua atuação em Rio Branco em 2012, de lá pra cá já fez clientes de vários lugares do país. “Muitas pessoas de outros estados entram em contato para presentear pessoas que moram aqui no estado, nos fazemos a entrega dos presentes com todo carinho e não cobramos taxas de entrega. Trabalhamos também com parcerias com órgão públicos e empresas, expomos os produtos lá e os funcionários conhecem e compram. Já participamos de feiras negócios e estamos sempre buscando muitas novidades para que nossos clientes tenham sempre as melhores opções.” Daniela.
Logo, logo, os clientes poderão contar com um site novinho, mais um canal de vendas, mas por enquanto você pode ficar por dentro das novidades curtindo à página da loja no Instagram @azulpimenta.ac
OFICINA: NUNCA FOI SÓ BATOM!
No último sábado, aconteceu a primeira edição do projeto “Nunca foi só batom!”, uma oficina divertida que ajuda mulheres a estruturarem seu modelo de negócio. O projeto conta com apoio do Sebrae local e busca parcerias com empreendedores locais.
“Esse curso teve um aproveitamento maravilhoso, abriu minha mente em relação a empreendedorismo, sobre planejamentos e marketing! Carol e Camila fazem a gente pensar no negócio de uma maneira impressionante! Vocês devem passar esse conhecimento para todo mundo gente, parabéns !”
“Foi de excelência, pois contribuiu para avaliação de nossos negócios e o uso correto das ferramentas de modelo de negócio para melhor empreender.”
“Sinto-me feliz em ter compartilhado conhecimentos com mulheres empreendedoras e visionárias na oficina NUNCA FOI SO BATOM, e conhecer tantas histórias de mulheres guerreiras. A oficina nos apresentou os primeiros passos para o sucesso e realizações de sonhos. Equipe executante está de parabéns!”
“O NUNCA FOI SÓ BATON, só o título já me deixou curiosa, participar foi ótimo, a troca de experiências, ouvir os relatos empreendedores e a sua forma de empreender. É importante entender o quanto e como devemos organizar nossas ações.”
EDITAL CONECTA STARTUP
Edital top! Na última sexta-feira (20) no Sebrae, Amanda Bucar apresentou o edital do Conecta Startup Brasil da Softex em parceria com o CNPq. Na ocasião o advogado e empresário Pedro Freire, conversou com os presentes sobre os processos de validação das startups. O edital abrange desde as que estão em fase de ideação até as já estão em execução. As vagas são por região, no norte são 20 vagas e o valor da bolsa pode chegar a R$ 200 mil.
Nesta sexta-feira enceram-se as inscrições no edital, corre no site que o processo de inscrição é bem simples. https://conectastartupbrasil.org.br/download-edital/
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Você tem um história bacana de empreendedorismo? uma sugestão? o que você gostaria que abordássemos aqui na coluna? Interaja comigo pelo instagram @asfcarol