Em Cruzeiro, famílias vítimas de vendaval ganham madeira para reconstruir casas

Catadora de materiais recicláveis, Maria da Glória de Oliveira, 55 anos, foi às lágrimas quando os dois caminhões do Governo do Estado do Acre estacionaram na sua comunidade, o bairro da Várzea, carregado de madeira. Há exatamente uma semana, ela e os oitos filhos vivem de favores na casa de vizinhos, por causa do vendaval que destruiu por completo a residência deles.

Esforços do governo Gladson Cameli e da prefeitura de Cruzeiro permitiram doação de 56 metros cúbicos de madeira certificada de Manoel Urbano/Foto: Ascom

Neste sábado, 28, o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, com secretários de Estado e parlamentares da base de apoio ao governo entregaram 56 metros cúbicos de madeira de manejo certificado para beneficiar as 173 famílias que foram atingidas pelo forte vendaval do sábado anterior, o dia 21, em Cruzeiro.

A doação é fruto de uma parceria entre Estado, Município de Cruzeiro do Sul e Sindicato dos Madeireiros do Acre, num esforço conjunto do Instituto de Meio Ambiente do Acre, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos próprios empresários do setor madeireiro.

O carregamento deixou o município de Manoel Urbano nas primeiras horas da manhã deste sábado, da empresa Agrotec, que trabalha com manejo florestal certificado, em direção ao Vale do Juruá.

Na casa de Maria da Glória, a tempestade levou as tábuas das paredes, arrancou as tesouras que sustentavam o telhado e carregou as folhas de alumínio. Ao agradecer ao governador e ao prefeito, ela chorou, agradecendo a Deus e aos gestores pela oportunidade da nova casa.

Um trabalho paliativo para as residências parcialmente destruída pelo vento já tinha sido feito pela prefeitura local, que doou telhas e pregos. Agora, chegou a vez de quem perdeu tudo.

Na próxima semana, outra doação de 30 metros cúbicos deve ser transportada para o município de Capixaba, também seriamente afetado pela tempestade, cuja uma parte segue novamente para Cruzeiro.

Na ocasião, o governador Gladson Cameli anunciou novos investimentos para a comunidade local, a partir do próximo ano. “Peço paciência a vocês porque não vai demorar o momento em que faremos daqui um local melhor”, disse ele, mencionando a renegociação das dívidas do Estado com um banco de financiamento, processo que já recebeu o aval da Secretaria do Tesouro Nacional e que permitirá um aporte de novos recursos entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões em novos investimentos por ano.

Além de Gladson e Ilderlei, participaram da solenidade de entrega a deputada Wanda Milani, o secretário de Meio Ambiente, Israel Milani, o presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre, André Hassem, e a senadora da República Mailza Gomes. Lideranças comunitárias também se fizeram presentes.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost