O governador Gladson Cameli permanece numa espécie de lua-de-mel com os servidores públicos, pelo menos com os da Educação, entre eles professores, merendeiras e gestores de escolas públicas. Foi o que se constatou-se na última quinta-feira (5), durante um encontro do governador com cerca de 300 servidores da Educação, no auditório da sede da Secretaria, quando durante mais de uma hora ele foi aplaudido por suas brincadeiras, contou piadas, ensaiou passos de dança e, ao final, fez um anúncio que encheu os olhos dos servidores presentes: o Governo vai investir pesado no setor educacional construindo escolas, quadras esportivas e pagando a chamada VDP (Valorização do Desempenho Profissional).
A VDP é paga pelo Governo uma vez por ano e, em 2019, segundo o governador, será paga até o dia 30 de setembro para os professores temporários que já tiveram seus respectivos processos aprovados. Além disso, a gratificação será incorporada aos salários dos professores efetivos a partir de 2020. Outra boa notícia é a de que serão convocados, até o dia 25 deste mês, 200 professores aprovados em concurso e, em dezembro, outros 335 professores que serão empossados para o ano letivo de 2020.
Em obras físicas, o governador anunciou a construção de duas quadras esportivas, ainda este ano, em escolas de Rio Branco e Feijó, além de 15 quadras esportivas com grama sintéticas em toda a rede estadual, ainda em 2019. Segundo Gladson Cameli, as ações da Educação para este ano e o primeiro semestre do ano que vem preveem a construção de dois colégios militares, administrados pelo Exército, nos municípios de Sena Madureira e Brasiléia, cujas obras terão início no próximo mês de outubro. Senador Guiomard também vai ganhar uma Escola Militar, administrada pela Polícia Militar.
Gladson Cameli também anunciou uniforme escolar para todos estudantes da rede pública, bancado pelo Governo e mais uma refeição na merenda escolar em todo o Estado. “Isso é o início grande obra que este Governo vai fazer no setor da Educação”, disse o secretário Mauro Sérgio. “A presença e apoio do governador Gladson Cameli nos dá uma referência positiva de que a gente vem fazendo um trabalho em sintonia naquilo que o governador pensa e quer para a educação no Acre. Essas são ações que fazem parte do nosso planejamento que é trabalhar educação e esporte dentro das nossas escolas e a meta é fazer com que nossos alunos permaneçam na escola, seja estudando ou fazendo alguma atividade física”, acrescentou o secretário.