Um curso presencial pago sobre o melhoramento genético do gado para corte será ministrado em Rio Branco (AC), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Feac), nos dias 18 a 19 de setembro. O curso será ministrado pelo pesquisador da Embrapa-Acre, José Marques Carneiro, e é destinado a criadores e interessados na produção da carne bovina com qualidade. O curso vai abordar o Programa Geneplus, um serviço especializado de melhoramento genético animal colocado à disposição do criador, pela Embrapa Gad de Corte, desde 1977, quando foi criado.
São 110 vagas e a organização do curso sugere, para os interessados de outras regiões do país que venham a Rio Branco para participar do evento, que se hospedem no Hotel Maju, na Avenida Nações unidas, Bairro do Bosque – imediações da pizzaria e restaurante Água na Boca, pela proximidade da sede da Facea, que está na Rua Quintino Bocaiuva, 1779 – também no Bosque.
Serão 20 horas de curso, sem restrição ao público, mas criadores e interessados têm que pagar uma taxa de R$ 80,00 – estudantes pagam só a metade. Virão outros quatro palestrantes de diferentes regiões do país. O professor vai falar sobre o que é melhoramento genético, como se faz a seleção dos animais, controle de rebanho, seleção por controle de reprodução, avaliação do tipo, melhoramento em rebanhos de tipos e multiplicadores.
Para criadores e interessados em pagar pelo curso, o depósito deve ser feito em nome da Fundação de Apoio a Pesquisa Agropecuária e Ambiental no Banco do Brasil, Agência 2916-5, Conta corrente 106488-6. O pagante deve enviar o comprovante (com nome completo do depositante) para o e-mail simone@fundapam.com.br ou via fax para os números (67) 3027-6383 / (67) 3042-6383. Solicita-se verificar a disponibilidade de vaga antes de efetuar o depósito.
De acordo com a organização, os participantes farão jus a diploma desde que atendam ao mínimo de 70% de participação no curso.
Serviço –
Mais informações: Daniela Ferreira Gusmão: Telefone: (68) 3212-3401; e-mail: daniela.gusmao@embrapa.br