18 de abril de 2024

Empresários do Vale do Juruá vão visitar a cidade de Pucallpa, no Peru, em outubro

Uma comitiva de pelo menos 30 empresários de diversos segmentos com atuação em Cruzeiro do Sul e demais municípios do Vale do Juruá embarcam no início do mês de outubro para Pucallpa, no Peru. Durante três dias, de 3 a 6 de outubro, eles participam de um seminário com empresários de diversos setores da economia peruana.

Um jato deverá ser fretado para fazer o voo de ida e volta. O tempo de voo entre Pucallpa e Cruzeiro do Sul é de cerca de 30 minutos. Caso não seja possível fretar o avião, os empresários acreanos devem viajar em voos comerciais, a partir de Porto Maldonado, na fronteira peruana com o Alto Acre

Trata-se de mais um passo na caminhada pela integração bilateral entre Brasil e Peru a partir do Acre, informou o deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, que deve chefiar a delegação ao lado do empresário Luiz da Papirus, presidente da Associação Comercial do Alto Juruá. O deputado é um dos articuladores das relações bilaterais entre os dois países. O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, e o governador Gladson Cameli também serão convidados a integrarem a comitiva.

Deputado Luiz Gonzaga/Foto: Reprodução

De acordo com Gonzaga, os empresários acreanos participarão de seminários nos quais será debatida a possibilidade de integração rodoviária do Acre com o Peru, pela região do Juruá. “A estrada praticamente já existe”, disse o deputado, ao lembrar que a distância rodoviária entre os dois países é de pouco mais de 150 quilômetros. “A parte peruana está praticamente pronta e a que cabe ao Brasil, pouco menos de 100 quilômetros, é muito fácil de fazer. Mesmo que tenhamos que passar sobre a Cordilheira, nada é impossível para a engenharia”, disse o deputado.

No Peru, também serão debatidas a exportação e importação de mercadorias. “O Peru tem mais de 60 itens de mercadorias que podem ser importadas com imposto zero. E a nossa economia também tem muito oferecer aos peruanos”, disse Gonzaga. “Eles são grandes consumidores de carne bovina, um produto que o Acre tem com muita qualidade”, acrescentou.

O deputado disse ainda que após a visita dos brasileiros ao Peru, será vez de empresários daquele país virem visitar o Brasil. Isso deve ocorrer antes do mês de novembro, quando está prevista a visita do presidente Jair Bolsonaro ao Acre. Ele visitará Rio Branco acompanhado do presidente peruano, Martin Vízcarra. Será durante este encontro que deverá ser assinado o acordo para a construção da estrada Cruzeiro do Sul-Pucallpa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost