Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo, Tempo, Tempo, Tempo
És um dos deuses mais lindos.
– Caetano Veloso
Esse texto foi digitado em pouco mais de 10 minutos, mas o processo de criação demorou uns três dias. Primeiro, foi feita a escolha do tema, de como ele poderia auxiliar você, leitor, a refletir sobre determinado assunto. Delimitado que falaria sobre o tempo, fiz uma busca na memória entre as ideias que norteiam esse breve argumento, além de algumas pesquisas.
O detalhe é que essa fase de maturação do texto ocorreu sempre em horários livres. Muitas dessas tarefas acima foram feitas no transito até o trabalho, no chuveiro ou ao esquentar a comida (aqueles intermináveis dois minutos do micro-ondas). O fato é que a máxima “o tempo é dinheiro” nunca foi tão verdade.
Luciano Braga em seu livro ‘O poder do tempo livre’ afirma que se estamos em busca de uma vida mais significativa é preciso usar o tempo ao nosso favor. No livro, ele dá dicas de como podemos economizar tempo e fazer tarefas paralelas que nos dariam maior satisfação. Podemos refletir, por exemplo, sobre a quantidade de horas que perdemos em um dia assistindo stories no instagram.
Um dos mitos criados em cima do trabalho freelancer ou home office é o de que o trabalhador tem mais tempo disponível para o lazer ou de que tem mais liberdade pela ‘ausência’ do patrão. Não é bem assim.
Quem trabalha por conta, deve ter atenção redobrada com os prazos que negocia, sob pena de perder a credibilidade perante um mercado cada vez mais disputado. Por outro lado, assumir compromissos em que exigirá muito além do seu tempo disponível, pode levar a problemas de saúde caros demais – como a insônia e ansiedade, por exemplo.
Por fim, a principal dica para administrar melhor o tempo é o autoconhecimento. Fazer um diagnóstico realista e sincero é o primeiro passo para mudar maus hábitos que levam a um desperdício de tempo e que poderia ser melhor utilizado para uma vida mais feliz.
Twitter: @ulissesl
Instagram: @ulissesl21
E-mail: [email protected]