19 de abril de 2024

Gladson chega ao Acre e deverá se reunir com deputados para discutir crise na Aleac

Ele chegou

O governador chegou ao Acre no início da tarde desta terça-feira (23), em Rio Branco, após cumprir uma agenda ambiental nos Estados Unidos. Gladson tem muitas coisas para costurar, começando pela Assembleia Legislativa.

Calcanhar dos deputados

Os que esperam ansiosos pela chegada do governador são os cargos comissionados que foram demitidos na semana passada. Muitos estão no calcanhar dos deputados pedindo que eles conversem com Gladson e peçam que revogue suas exonerações.

Sem chamusco

Apesar do alarido que fizeram alguns deputados hoje na tribuna da Assembleia Legislativa, o governo de Gladson Cameli não saiu chamuscado, como pensavam alguns parlamentares da oposição. Dos deputados que compõem a base do governo Cameli, apenas três se manifestaram na tribuna, e mesmo assim, para prestar solidariedade a Luís Tchê, ex-líder do governo.

O deputado Neném Almeida, apesar de ser um dos mais beneficiados no governo, ainda se ouriçou, fez um discurso de muro. “Eu voto do jeito que eu quiser”, disse em tom tempestuoso.

Fazendo o que o sábio manda

No mais, maioria dos parlamentares da base ficou tranquila, fazendo o que os sábios recomendam: só ouvindo. Vamos aguardar o que vem por ai, já que o governador Gladson Cameli está na área, e deverá sentar para conversar com cada um de seus aliados.

“Impissionanti”

É impressionante como os deputados que fazem oposição ao Governo de Gladson Cameli forçam a barra para que a fogueira não se apague. E o mais impressionante é que alguns deputados aliados do governo Cameli caem como patinhos. Vão na onda. Como diria Chico Anízio: ‘impissionanti’

Rebelde sem causa

Pelo visto, o deputado Nenem Almeida deverá seguir o caminho da independência tomado pelo colega Roberto Duarte.

Diga que fico

O deputado Gehlen Diniz não pensou duas vezes antes de aceitar o desafio de voltar à liderança do governo, de onde, diga-se de passagem, ele nunca pediu para sair. O Progressista agiu rápido e se juntou ao pacificador e colega de parlamento e partido, Nicolau Junior, para preparar a reconstituição da nova base.

Confusão

Gehlen é um parlamentar atuante, mas precisa ter delicadeza para solidificar a base do governo Gladson Cameli na Assembleia Legislativa. Acompanho as sessões na Aleac desde o final do ano de 1982 e, sinceramente, nunca tinha visto uma base de governo tão complicada como esta que está ai. Os caras não se entendem. E o pior: querem ser da base e da oposição ao mesmo tempo. Eu hem!

Trabalho árduo

A pacificação dos demais colegas da base passa, necessariamente, pela recondução dos cargos comissionados exonerados. Gerlen garantiu a revisão, mas, a batida do martelo deverá ser do governador Gladson Cameli, na quarta-feira (25).

Discursos inflamados

O assunto das exonerações e reconstituição da base deve pautar ainda as sessões deliberativas da Assembleia Legislativa do Acre, durante toda essa semana. Alguns, não esperaram nem o retorno dos trabalhos e já se manifestaram pelas redes sociais. O deputado José Bestene, que não compareceu à sessão na Aleac, nesta terça, continua baforando fogo para tudo quanto é lado.

Saiu de fininho

O deputado Marcos Cavalcante (PTB) deu um discurso inflamado na tribuna da Aleac, na manhã desta terça, onde defendeu o governo e o colega Ghelen Diniz. Em seguida, saiu de fininho e foi almoçar no Restaurante A Princesinha com Mazinho Serafim (MDB), deixando Ghelen sozinho nas garras da oposição e dos deputados rebeldes que formam a ‘base’ do governo. Serafim é desafeto de Diniz.

Animados

Pelo jeito, a conversa com Serafim estava muito boa. O prefeito estava bem humorado, e Cavalcante, rindo que só faltava se acabar.

Desfazendo boatos

Por falar em Progressistas, a senadora Mailza Gomes lançou uma nota informando que não são verdadeiras as especulações sobre a saída do governador Gladson Cameli das fileiras do PP. Antes de emitir o documento, Mailza teve o cuidado de ligar e perguntar ao chefe do executivo se ele tinha intenções de sair do partido. A resposta foi rápida: ele fica no partido.

PSDB se manifesta

O PSDB se manifestou através do deputado Luiz Gonzaga, que afirmou respeitar a decisão do governador Gladson Cameli. “Não vou me rebelar” disse o deputado. Ainda de acordo o tucano, é hora de colocar o Acre e as pessoas em primeiro lugar. O espírita afirma não ter cargos na estrutura governamental.

Tropa reduzida

O debate sobre PMs e Policiais Civis fazendo a segurança particular de várias autoridades no Acre, tirando 50% do efetivo das ruas, é um debate interessante que os deputados deveriam se debruçar ao invés de discutir sexo dos anjos.

Observação de quem conhece

O promotor Ildon Maximiano, do Ministério Público do Acre, foi muito feliz ao analisar o perfil dos homicidas com base no Monitor da Violência que listou as dificuldades na apuração das mortes violentas no País, entre elas a falta de investimento e ação do crime organizado. Ele citou como exemplo a ação de bandidos no evento beneficente da Cohab do Bosque.

Marina diz que está on

A ex-senadora Marina Silva respondeu irritada aos ataques de internautas que cobram sua participação nos debates políticos da atualidade. A idealizadora do Rede Sustentabilidade, diz que trabalha pela manhã, tarde e noite em prol de suas causas. “Eu tô aqui, meu irmão”.

Notícia nova, conteúdo velho

Toda vez que se fala em projetos para recuperação ambiental do rio Acre, se faz um estardalhaço sobre um tema que é velho com muitos conteúdos novos. Em curso, agora pelo governo do Acre, estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental para construções de alternativas para contenção de grandes cheias e grandes estiagens, com pequenas barragens, canais laterais.

Liberou o dinheiro

O autor do projeto é o senador Marcio Bittar, que esta semana anunciou a liberação de um recurso de quase seis milhões de reais para começar os estudos. Marcio também está em busca de dinheiro do governo federal para revitalizar o Igarapé São Francisco, poluído e abandonado pelo poder público.

Arborização

Quem não se lembra de todo marketing feito pelo ex-governador Tião Viana, sobre a arborização das margens do Rio Acre? Esse parece ter sido mais um conteúdo que não saiu do papel. Interessante a informação de que nossa capital ganhou título de sustentabilidade.

Data marcada

A Biblioteca Pública Estadual será inaugurada no dia 15 de outubro. Foi o que garantiu o diretor-presidente da FEM, o Correinha, durante programa semanal na Rádio Aldeia FM. Correinha atribuiu o atraso nas obras ao fato de o governador Gladson Cameli fazer questão de inaugurar novos prédios com tudo funcionando perfeitamente.

Recado duro

A nota publicada no final da tarde desta segunda-feira (23) pela senadora Mailza Gomes merece uma análise aprofundada. Ao lançar irrestrito apoio ao Palácio Rio Branco, a senadora envia, nas entrelinhas, um duro recado ao deputado José Bestene, que anunciou rebelião após o episódio da derrubada dos vetos e a exoneração de mais de 300 cargos comissionados.

Infidelidade

O partido em tese, fecha questão em compor a base do governador Gladson Cameli. Caso se mantenha rebelde, Bestene pode sofrer um processo por infidelidade partidária. Há quem aposte que o Zeca é duro na queda e não vai abrir facilmente de suas causas. O tempo vai dizer quem arreda o pé!

Fim da festa

Outra análise é sobre os planos tucanos de chapa puro sangue em 2022. Se Cameli fica no partido, João Doria pode adiar o banquete prometido ao vice-governador Major Rocha, pela suposta filiação do governador do Acre. Foi como matar duas cobras com o mesmo pau. Dito popular, é claro.

Estilo mineiro

Quem vê a senadora Mailza Gomes quietinha, jeitinho mineiro, pode menosprezar o seu poder de estratégia. Não se esqueçam que por trás dela existe um experiente político, o ex-prefeito James Gomes, e um excelente articulador, Artur Neto.

Conselho

É ideia de Artur Neto a criação de um conselho político dentro do partido Progressistas para chancelar as pré-candidaturas do interior. A ação é um contra-ataque aos planos de Bestene, que convidou várias figuras que apoiaram a FPA para serem pré-candidatos ano que vem, sem consultar a executiva presidida por Mailza Gomes.

Dois grupos

Na altura do campeonato, não se pode mais falar em um partido único. Os Progressistas se dividem hoje em dois grupos: o liderado por Mailza Gomes e o liderado por José Bestene. Considerado “rebelde sem causa”, o Zeca não participou da reunião com o novo líder do governo, deputado Gerlen Diniz, e o presidente da Assembleia, deputado Nicolau Junior, em mais um capítulo de pacificadores.

Gaiola metálica

O Progressistas se tornou uma gaiola metálica quando o assunto é Cameli x Bestene. Há quem diga que não existem mais espaços para os dois dentro do partido. O fato lembra o filme “Mad Max” e a cúpula do trovão (1985), quando dois homens entram numa espécie de gaiola metálica e apenas um sai. Respeitadas as proporções, assim se configura essa novela progressista.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost