Quem precisa viajar com urgência por causa de emergência médica ou morte de algum familiar pode conseguir um desconto ou reembolso de até 80% do valor da passagem aérea com a Latam.
A empresa tem uma política de redução de tarifas que pode ser usada em duas situações:
– Falecimento de um parente próximo
– Hospitalização de um parente próximo sob risco de morte
A atendente do Contact Center da Latam afirmou que o desconto pode chegar a até 80% do preço da passagem, mas não soube detalhar como o cálculo é feito. A assessoria de imprensa da companhia também não informou detalhes sobre esse ponto
Procuradas pela reportagem, Gol e Azul afirmaram que não têm tarifas especiais para situações de emergência. A Azul disse, no entanto, que estuda a implementação de uma tarifa diferenciada.
Passagem comprada em cima da hora custa mais
Essa tarifa pode ser um alívio para quem precisa viajar de última hora, já que os preços das passagens aéreas são dinâmicos e costumam variar de acordo com a antecedência da viagem. Quanto antes o bilhete for comprado, mais barato ele tende a ser. Se o passageiro precisar comprar na última hora, normalmente tem que pagar um valor bem mais alto.
Como ter acesso à tarifa de emergência da Latam
Ao tentar comprar uma passagem de última hora pela internet, o passageiro não vai encontrar de imediato a tarifa com o desconto para casos de emergência. No site da companhia, há apenas uma página com as informações sobre as duas situações que são consideradas “emergência familiar.
“Para ter acesso a esta tarifa, você deve contatar o nosso Contact Center. Nós vamos ajudá-lo com as etapas necessárias para adquirir sua passagem”, informa o site da companhia.
O UOL ligou para o Contact Center da Latam e foi informado que esse tipo de tarifa só está disponível nas lojas dos aeroportos. Para ter direito a ela de imediato, é preciso apresentar o atestado de óbito e um comprovante de parentesco, segundo o atendimento telefônico.
Caso ainda não tenha o atestado de óbito, a atendente afirmou que o passageiro pode comprar a passagem pelo valor normal e, depois, solicitar o reembolso por emergência familiar, enviando o bilhete eletrônico e o atestado.
Segundo a assessoria de imprensa da Latam, “a companhia avalia pontualmente cada caso mediante comprovação da emergência”. Depois de uma análise interna da Latam, é feito o reembolso ao passageiro.