Com a greve dos servidores da Saúde deflagrada na última terça-feira (10), Poder Executivo e servidores entraram em pé de guerra. No meio da confusão, os deputados estaduais tentavam interceder o diálogo entre a categoria e o governo.
E quem já vem trabalhando há algum tempo nessa interlocução é o líder do governo na Aleac, o deputado Luíz Tchê (PDT). Para ele, o governador Gladson Cameli tem demonstrado uma imensa boa vontade em resolver os problemas da Saúde no estado e ao mesmo tempo atender os servidores. De acordo com Tchê, das principais pautas do movimento, todas já estão em processo de negociação, com indicativo do Governo de que serão atendidas, porém sem data prevista.
Tchê alega que apesar do curto tempo a frente do governo do estado, menos de um ano, Gladson está tentando destravar os problemas que encontrou e que foram herdados da gestão anterior, quando assumiu com o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) superior ao aceitável. O décimo terceiro dos servidores públicos estava atrasado e ainda havia restos das verbas rescisórias a pagar.
Uma das principais reinvindicações dos grevistas é o pedido de regularização do Pró-Saúde, que vem desde a gestão passada e não foi atendida, mas de acordo com o líder do governo, logo que assumiu Cameli prorrogou o contrato dos mais de 1.000 servidores do programa por três anos, enquanto tenta viabilizar a regulamentação.
Tchê cita ainda que as ações tomadas pelo governador a favor da Saúde, como a inauguração do novo pronto socorro, com dormitório para os trabalhadores previsto na segunda fase da obra e ainda ações que estão sendo estudadas para serem implementadas, precisam ser consideradas pela categoria e pela população, e pede paciência. “Mesmo com a crise financeira que o país e o estado atravessam, Cameli não tem medido esforços para fazer o melhor pela população”, assegura o parlamentar.
O líder do governo na Aleac garante que tanto o Executivo quanto o Legislativo tem trabalhado em conjunto para que todas as ações na Saúde e em todas as pastas tenham como único objetivo atender a população do estado.