Com o objetivo aproximar o Ministério da Educação (MEC) dos estudantes brasileiros, a pasta deve ampliar os seus canais de comunicação a partir de 2020. A proposta devem contemplar chats, redes sociais e sistemas automatizados que passarão a funcionar 24 horas por dia, ininterruptamente.
Atualmente, o MEC possui apenas dois canais de atendimento: o número telefônico 0800-616161, que aceita apenas ligações de aparelhos fixos, e o autoatendimento no Portal MEC, cujo horário de funcionamento é de 8h às 20h. A partir da nova proposta, o MEC espera que os estudantes de todo o país consigam interagir com o Ministério nas mídias sociais. Além disso, as dúvidas também poderão ser esclarecidas por meio dos perfis oficiais no Facebook, Twitter, Whatsapp e Telegram, por exemplo.
No entanto, os serviços de atendimento pelos atuais meios serão mantidos. Dessa forma, além dos novos canais, os contatos também poderão ser feitos por telefones fixo e móvel e por chat. A interação com os estudantes também vai contar com uma equipe maior para momentos de pico, como em épocas de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).