O aterro de resíduos sólidos de Rio Branco, que fica na Estrada Transacreana, está sofrendo com um incêndio que já dura mais de três dias. O fogo começou na última sexta-feira (30), e desde lá o Corpo de Bombeiros vem tentando extinguir o incêndio.
De acordo com o major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão, o fogo foi controlado ainda na sexta, mas o trabalho no local permanece por que é necessário extinguir o fogo.
No ano passado, o mesmo aterro foi atingido por um incêndio que durou quase dois meses, começou no dia 25 de julho de 2018 e só terminou no fim de setembro. “O ano passado estava mais grave do que agora, foram 50 dias de fogo. Nós esperamos que esse ano a gente consiga extinguir em menos tempo”, disse o major.
Apesar da expectativa de que neste ano o fogo seja controlado com menos dificuldade, os materiais depositados no aterro contribuem para a propagação do fogo. “São materiais de todas as espécies que são depositadas no aterro, todo esse material entra em decomposição e desprende gases que atuam na alimentação da queima interna. Esses são os fatores que a gente enfrenta mais dificuldade de extinguir”, conluiu Falcão.