No Acre, 98% dos incêndios são propositais ou por negligência, diz Corpo de Bombeiros

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Acre, 98% dos incêndios florestais do estado são causados propositalmente ou por negligência. Quem diz isso é o major Cláudio Falcão, que também aponta o vandalismo como uma das causas desses incêndios.

De janeiro até agosto o estado registrou 2.872 focos de incêndios de acordo com dados Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Feijó, Tarauacá e Sena Madureira são os campeões nas queimadas, juntos, somente em agosto, são responsáveis por 1250 incêndios, quase metade de todos os incêndios registrados no estado.

O major Falcão diz que esses números só não são maiores, graças as intensas campanhas edutivas feitas pelo Estado. “Justamente pelas nossas campanhas educativas, preventivas, e pelo treinamento que nós damos pra população civil, produtores rurais, associações de bairro e escolas nós não estamos numa situação pior. Porque nós poderíamos estar com muito mais incêndios, se nós não fizéssemos uma campanha massiva de educação”, disse.

Ainda segundo o major, somente 2% do incêndios começam por causa naturais. “Infelizmente, dos incêndios que acontecem nós temos esse percentual de 98% de incêndios causados por humanos. Pode ser uma pessoa que colocou fogo porque quis, e tem também aquela pessoa que negligencia e joga uma bituca de cigarro aqui, outra ali, e tem ainda os causados por vandalismo. Somente 2% dos incêndios são causados por fenômenos naturais, como um raio ou um fundo de uma garrafa de vidro que tá na vegetação e com a incidência do sol acaba aquecendo e colocando fogo naquela área. A campanhas contra as queimadas tem diminuído esses números, mas mesmo assim ainda temos um número bastante elevado”. contou.

PUBLICIDADE