18 de abril de 2024

Petecão dança com Socorro Neri e pavimenta caminho rumo ao governo

Cortejo

Ao aparecer dançando, feliz da vida, com a perfeita de Rio Branco Socorro Neri, durante a inauguração de uma quadra sintética construída com recursos de emendas de sua autoria, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) revelou muito mais que seu jeito desengonçado de requebrar o corpo.

Ele nega, mas…

Por mais eu ele negue vir fazendo campanha para governador já para as eleições de 2022, na sucessão do governador Gladson Cameli ou de seu vice Wherles Rocha, Petecão demonstra, com o exemplo da contradança com Socorro Neri, que está acima de partidos e que está se cercando de personalidades para a provável disputa ao Governo.

Abarcando tudo

No time do qual ele vem se cercando, há nome os mais variados possíveis. Além de Socorro Neri, o senador vem se cercando de pessoas como o ex-petista e ex-candidato a senador Ney Amorim, os membros da família Santiago, que em mais de 30 anos de política, sempre souberam acertar o nome do candidato a governador vencedor, e até mesmo do ex-reitor Minoru Kinpara, provável candidato a prefeito de Rio Branco pelo PSDB.

Marfisa vice

Nos bastidores é dada como certa a indicação, por parte de Petecão, da vice do ex-reitor na disputa pela Prefeitura: seria a mulher do senador, Marfisa Galvão. Em caso de vitória, Petecão ficaria com crédito e força suficientes para se apresentar como candidato a governador, qualquer que seja a decisão do atual governador Gladson Cameli, que já disse que é candidato à reeleição mas seus próprios aliados acham que, em 2022, na última hora, ele renuncia ao mandato, passa ao bastão ao vice Wherles Rocha e sairá candidato ao Senado, o paraíso do qual acha que não deveria ter saído.

Cameli X Jorge?

Numa disputa para o Senado, Cameli deverá enfrentar como adversário ninguém menos como o ex-governador e ex-senador Jorge Viana. Na dança política a qual Petecão vem se submetendo, até mesmo Jorge Viana é um nome ao qual ele vem tentando também seduzir.

Jorge e Ney

Não seria surpresa se, em 2022, Petecão conseguisse reunir, num só palanque, os até agora irreconciliáveis Jorge Viana e Ney Amorim, que saíram da campanha de 2018, quando ambos disputaram duas vagas para o Senado e acabaram derrotados. As especulações neste sentido decorrem do fato de que Petecão um dia já fez parte da Frente Popular e, durante os oito anos em que Jorge Viana foi governador, ele foi o fiel da balança do governo na Assembleia como presidente do poder por quatro mandatos consecutivos.

Petecão e Jorge

Além disso, mesmo que tenham batido de frete aqui e acolá no Senado, como ocorreu quando Petecão discursou denunciando o caos no sistema de segurança pública durante o desastrado governo de Tiao Viana, os dois sempre se deram bem. “O senador Petecão não tem inimigos. No máximo, alguns adversários que ele procura sempre respeitar”, diz o professor Carlos Coelho, uma espécie de fiel escudeiro de Petecão, que, como o chefe, negue que ele seja candidato a governador, mas continua o ajudando na tentativa de atrair a maior quantidade de pessoas e nomes conhecidos para o seu entorno.

Aqui e acolá

Mesmo que diga que não é candidato a governador – pelo menos por enquanto, dançando aqui e acolá, tomando e pagando cachaça para os pés-inchados que vivem nos entornos dos mercados da capital e do interior ou comendo carne de caça com seringueiros nos grotões do chamado Acre profundo, o que o levou na semana passada a baixar ao hospital com desarranjo intestinal, Petecão parece continuar em campanha – mesmo que seu mandato de senador vá até 2026.

Vitória senadora

Há quem diga que até na escolha das suplentes, Maria das Vitórias (primeira suplente) e Maria Alice Melo Araújo (segunda suplente), ainda na campanha de 2018, o senador já dava sinais de que pretendia chegar ao governo já em 2022. É que, em caso de vitória, ele seria substituído imediatamente pela ex-deputada Maria das Vitórias, viúva do ex-prefeito e ex-deputado federal João Tota, uma pessoa cuja família detém expressiva liderança no Vale do Juruá.

Senadora do Juruá

Portanto, em caso de uma disputa eleitoral para o Governo, Petecão nem precisaria recorrer a uma candidato ou candidata a vice do Juruá. Bastaria dizer que, com ele eleito governador, o Juruá ganharia uma senadora com o carisma de Maria das Vitórias. “Até nisso, o Petecão deu sorte”, avalia um analista da política local.

Ruim de dança, bom na política

É nestes sentido que nomes como o de Socorro Neri podem crescer aos olhos do senador como sua provável companheira de chapa. Quem os viu dançando durante a solenidade de inauguração de uma quadra esportiva na Capital, disse que Petcão, como dançarino, é um desastre. Mas, na política, o senador vem provando ao contrário.

Reeleição de Cameli

Depois de toda essa análise, volto a lembrar que o governador Gladson Cameli já anunciou que disputará a reeleição. O senador Marcio Bittar (MDB), diz em todas as entrevistas que se Cameli for para a reeleição, irá apoiá-lo. Até lá, muitas água irá continuar passando por debaixo das pontes do Rio Acre.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost