Dados obtidos e divulgados pelo portal de notícias da UOL informa, em sua edição desta quinta-feira (19), que pelo menos 80% das contas do aplicativo que disparou notícias falsas (Fake News) através de robôs, continuam em atividade. Trata-se de uma rede de desinformação que detuirpa fatos e espalha notícias falsas pelo aplicativo WhatsApp, muito utilizada na campanha eleitoral do ano passado e ainda em atividade. Destacou op site de notícias.
O UOL disse ter analisado 1.600 linhas telefônicas nacionais e internacionais, em contas e grupos de WhattsApp mapeados por dois coletivos de ativistas digirais. Os dois grupos, identificados por “Programadores Brasileiros pela Pluralidade e Democracia”, e o “Hackes pela Democracia,”, analisou 1600 contas de WhattsApp associados às linhas telefônicas, 1.355 seguem na ativa.
De acordo com o portal, no topo da litas estão contasb com características de robôs, aqueles que operam contas automaticamente para espalhar mensagens como fossem pessoas de verdade. O Ministério Público Federal (MPF) deve investigar o fato.