Após diversas reclamações dos moradores sobre o lixo espalhado pelo Parque Tucumã, finalmente um dos cartões postais da capital começou a ser limpo. Imagens feitas pelo ContilNet na manhã desta terça-feira (10) mostram funcionários da prefeitura trabalhando a todo vapor.
As reclamações começaram no final de julho, e na época houve um impasse entre Governo do Estado e Prefeitura sobre de quem era a responsabilidade pela limpeza do parque. O município, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semeia), dizia que a responsabilidade era do Estado, mas que em virtude do abandono, fazia ocasionalmente serviços de roçagem e limpeza. Já o Estado, também através da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) afirmava que a responsabilidade da coleta de lixo no parque era municipal. Por conta do impasse, a sujeira permaneceu até o fim de agosto, quando a prefeita Socorro Neri determinou que o local fosse limpo, mesmo alegando que a responsabilidade era do Estado.
Para dar um fim ao imbróglio e para sanar de vez o problema do lixo, a prefeitura da Capital assumiu no último dia 2 de setembro a manutenção do Parque Tucumã e Parque da Maternidade, além de outras áreas públicas da cidade, mesmo sem nenhum convênio ou parceria firmada entre o Estado e o município para a manutenção dos locais, como havia sido informado que seria feito pela Secretária Estadual de Meio Ambiente (Sema) no último dia 21 de agosto.
De acordo com o secretário Municipal de Zeladoria da Cidade, Kellyton Oliveira, a decisão da prefeita Socorro Neri decorreu da atual situação que esses locais vêm enfrentando, com a falta de limpeza e acúmulo de lixo e entulho, o que tem levado a população a pedir a intervenção do município para resolver esses problemas.
“Com relação ao Parque da Maternidade, Parque do Tucumã, a Gameleira, Lago do Amor e a Via Chico Mendes, a prefeita encaminhou ofício na semana passada ao Governo do Estado informando que a Prefeitura iria assumir a responsabilidade de realizar a manutenção desses locais, fazendo a limpeza, manutenção das vias e da iluminação”, explicou o secretário.