Sejusp diz que homicídios não tem relação com guerra de facções

Com um fim de semana violento, onde ao menos seis homicídios foram registrados no estado, o secretário de Segurança Pública do Acre, o coronel Paulo Cézar se pronunciou com relação aos crimes, e segundo ele, os assassinatos não tem relação com a guerra de facções. “Percebemos no mês de setembro uma mudança do fenômeno que envolve o homicídio, era regra nos últimos três anos aqui no estado de praticamente todos os homicídios terem vínculo com o narconegócio, com o crime organizado. Os crimes eram em razão do acerto de contas entre membros das organizações criminosas. Nós percebemos que no decorrer desse mês, principalmente nesse fim de semana, foi a ocorrência de crimes de pessoas que tinham algum vínculo social, familiar ou de amizade”, disse.

Apesar do alto número de homicídios, os autores já foram identificados e devem ser presos em breve. “Praticamente todos os crimes que não se caracterizam acerto de contas, todos já tem autoria identificada, um dos autores inclusive já se apresentou à delegacia e os outros nós estamos na eminência de realizar a prisão mediante pedidos de prisão preventiva do judiciário”, afirmou.

O secretário disse ainda que devido a mudança de autoria dos homicídios, haverá uma reformulação das ações da Segurança. “Há uma necessidade de mudar o planejamento operacional e também as investigações destinadas a prevenir essas práticas de delitos. Mas já estão identificados e sendo monitorados. É importante colocar que essas ocorrências nos leva a uma nova forma de atuação, não só no sentido de realizar ações, no sentido de reprimir o crime organizado, mas necessariamente no sentido de se antecipar a prática dos homicídios que vem ocorrendo, principalmente com a investigação de todos os casos de ameaça que chegarem às delegacias da Capital do interior”, concluiu.

PUBLICIDADE